Nikon Imaging | Portugal | Europa
©Ross Harvey

"Lookbook" do Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon

A fotografia de casamentos evolui e adapta-se às mudanças do mundo da moda. Neste "lookbook", o Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon apresenta uma interessante coleção de fotografias de casamentos com tendências clássicas, atuais e emergentes. As fotografias são tiradas com câmaras Nikon e objetivas NIKKOR. Além disso, são fornecidos conselhos para reproduzir algumas das fotografias mais emblemáticas.

Fotografia criativa com flash

Os flashes costumam ser muito necessários nos casamentos. Nos últimos tempos, os fotógrafos utilizam-nos de uma forma mais criativa, seja para criar movimento em fotografias estáticas ou para introduzir iluminação desde a parte de trás num momento especial.

Fotografia de Ross Harvey tirada em Capri com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

"Ao reduzir a velocidade do obturador e ao expor o sensor de imagem a uma maior quantidade de luz, é possível ser muito mais criativo com o movimento dos motivos. Coloquei a velocidade do obturador em 1 segundo, ativei o flash com o obturador premido e desloquei a câmara enquanto o obturador estava aberto. Deste modo, criei uma espécie de quadro com a luz que rodeava os noivos ao dançar."

Ross Harvey, Reino Unido

Reportagem

O estilo informal das reportagens ganhou popularidade e o estilo editorial passou para segundo plano. Os pequenos detalhes passam a fazer parte do fundo, e as pessoas, os sentimentos e as reações ficam em destaque.

Fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada na República Checa com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

"A objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED permitiu-me fazer um primeiro plano da noiva e da sua avó, e capturar toda a emoção do momento desde o outro lado da sala."

Simona Smrčková e Kamil Saliba, República Checa

Luz com contraste

A problemática luz de verão e os locais peculiares de alguns casamentos criam desafios que é necessário superar. Os fotógrafos de casamentos atuais utilizam a luz com muitos contrastes para conseguir fotografias muito poderosas.

Fotografia de Ross Harvey tirada em Itália com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G

"Utilize as fontes de luz natural e aproveite-as a seu favor. Por exemplo, se a luz atravessar as zonas de sombra, pode capturar um contraste natural. Vi um feixe de luz entre dois edifícios e utilizei a objetiva AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G, que é perfeita para disparar com pouca luz, para capturar esta imagem repleta de cor."

Ross Harvey, Reino Unido

Fotografia de Chloé Lapeyssonnie tirada em França com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

Imagens dramáticas

Os casais de hoje pretendem que as fotografias do seu casamento tenham algum efeito dramático, que transmita todas as emoções desse dia. Tratam-se de imagens menos artificiosas do que aquelas que víamos em tendências anteriores, e podem reunir os locais e a ação do momento.

Fotografia de Chloé Lapeyssonnie tirada na Grécia com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

"Não é necessário capturar apenas um local espetacular ou a ação. É necessário centrar-se nas emoções sentidas pelas pessoas. Quando o noivo e os convidados seguiam a toda a velocidade, aumentei a velocidade do obturador para 1/1600, em vez de baixá-la, como fariam outros fotógrafos, para capturar as suas expressões com o máximo detalhe."

Chloé Lapeyssonnie, França