Nikon Imaging | Portugal | Europa
©Ross Harvey

"Lookbook" do Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon

A fotografia de casamentos evolui e adapta-se às mudanças do mundo da moda. Neste "lookbook", o Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon apresenta uma interessante coleção de fotografias de casamentos com tendências clássicas, atuais e emergentes. As fotografias são tiradas com câmaras Nikon e objetivas NIKKOR. Além disso, são fornecidos conselhos para reproduzir algumas das fotografias mais emblemáticas.

A hora dourada

É o típico retrato dos recém-casados, mas, se tirado ao entardecer, a luz do sol é excelente. Os noivos são envolvidos pelos tons dourados do sol antes de este se pôr.

Fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada na Áustria com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED

"Temos de verificar a hora exata do pôr-do-sol e de conhecer o local com antecedência, porque o tempo durante o qual é possível capturar a luz dourada é muito breve. Utilizei a AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED para capturar toda a beleza da paisagem e para envolver o casal num romântico reflexo dourado."

Simona Smrčková e Kamil Saliba, República Checa

Fotografia de Chloé Lapeyssonnie tirada em França com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G

Fotografia de Chloé Lapeyssonnie tirada na Grécia com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G

Edição elaborada

Nos últimos anos, a edição substancial tem estado na moda, por exemplo, desde vinhetas e inclinação/deslocamento a cores pontuais e falsos reflexos da objetiva. Com estes estilos de edição, é possível conseguir uma névoa idílica, e fazer com que um vestido pareça mais branco ou que os dentes fiquem mais brilhantes.

Fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada na República Checa com a D850 e a objetiva AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED

"O tempo dedicado à edição pode ser reduzido caso utilize todo o potencial técnico do seu equipamento. Utilizei a objetiva AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED para enquadrar o casal e reduzi a velocidade do obturador para 1/50 para capturar as pétalas a cair, mas sem que os rostos dos noivos perdessem definição e nitidez. Para um efeito dramático, criei a imagem a preto e branco. Foquei o casal e as pétalas a cair, e os restantes elementos desapareceram no fundo."

Simona Smrčková e Kamil Saliba, República Checa

Fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada na República Checa com a D850 e a objetiva AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED

Fotografia editorial

Com este estilo, o fotógrafo captura o casamento como uma história, fazendo o relato contínuo e completo de todo o evento. É dada muita importância aos pequenos detalhes, por exemplo, com imagens do ramo da noiva, dos seus sapatos, dos convites, do bolo e até do serviço de catering.

Fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada na República Checa com a D850 e a objetiva AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G

"O modo Fotografia silenciosa da D850 permite que os fotógrafos de casamentos se tornem invisíveis, algo especialmente importante nesta fotografia, porque a noiva estava prestes a começar a caminhar em direção ao altar. Foi possível tirar a fotografia com total discrição, sem distrair a noiva. Isso, combinado com a velocidade extremamente rápida do obturador da câmara, ajudou a capturar este momento fugaz."

Simona Smrčková e Kamil Saliba, República Checa