01-06-2017

A Beleza da Ferrugem

A Nikon apresenta a série de fotografia macro que revela o extraordinário contraste entre a natureza e a decadência contemporânea

Amesterdão, Países Baixos, 1 de junho de 2017 – Uma nova série de fotografias, apresentada hoje pela Nikon, revela o maravilhoso contraste entre a luxuriante floresta sueca e a corrosão dos automóveis em "Bilkyrkogården Kyrkö Mosse" – um "cemitério" para carros próximo de Ryd, Linköping, Suécia.

A surpreendente contradição foi captada pelo fotógrafo macro Alberto Ghizzi Panizza, para demonstrar as prestações das objetivas NIKKOR Micro da Nikon. Bilkyrkogården Kyrkö Mosse constituiu um cenário único para estas fotografias, com vários dos seus destroços, que remontam aos anos 40, a desaparecerem no pantanoso solo da floresta; a sucumbir lentamente à mãe natureza.

A série de fotografias inclui imagens de assentos de carros destruídos pelo fogo, tampões de rodas a afundarem na turfa e painéis cobertos por um espesso musgo verde.

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D500, AF-S DX Micro NIKKOR 40mm f/2.8G

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D810, AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED

Alberto captou a série de imagens com uma Nikon D500, uma Nikon D810 e as seguintes objetivas NIKKOR Micro:

AF-S DX Micro NIKKOR 40mm f/2.8G: Concebida para captar os mais pequenos detalhes, esta objetiva compacta, extremamente fácil de manusear, proporciona primeiros planos excecionais, bem como fotografias gerais e retratos estupendos. A abertura permite-lhe evidenciar os motivos a fotografar sobre um fundo agradavelmente desfocado e contribui para fotografias nítidas com iluminação reduzida.

AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR: Objetiva macro no formato DX leve e compacta com uma ótica de grande qualidade. O rácio de reprodução 1:1 desta objetiva permite primeiros planos em tamanho real de texturas e detalhes extremamente finos.

AF-S VR Micro-Nikkor 105mm f/2.8G IF-ED Esta objetiva incorpora o sistema de redução da vibração de segunda geração (VR II) da Nikon que permite um disparo flexível com a câmara na mão. É, igualmente, a companheira perfeita para disparar à distância, se necessário, por exemplo, ao fotografar a vida selvagem.

AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED: Esta objetiva é compacta e versátil, permitindo ao utilizador fotografar tanto paisagens como fotografias macro. A objetiva micro mais compacta da Nikon para fotografias de primeiro plano e gerais. Integra, também, correção a curta distância (CRC), proporcionando um elevado desempenho a curta distância.

Ao falar sobre a sua experiência, Alberto Ghizzi Panizza disse: "na fotografia macro estamos sempre a procurar cores e texturas interessantes, portanto, para mim, Bilkyrkogården Kyrkö Mosse foi o país das maravilhas. As objetivas NIKKOR Micro permitiram-me captar, com detalhes nítidos, 60 anos de luta entre os carros abandonados e a mãe natureza na tentativa de reconquistar o espaço para a sua floresta. As quatro objetivas que utilizei para esta sessão foram críticas para que me conseguisse aproximar da ação e revelar a "beleza da ferrugem" de uma forma nunca antes vista."

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D810, AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8 ED

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D500, AF-S DX Micro NIKKOR 40mm f/2.8G

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D810, AF-S DX Micro NIKKOR 40mm f/2.8G

Alberto Ghizzi Panizza: Nikon D500, AF-S DX Micro NIKKOR 85mm f/3.5G ED VR