02-06-2021

Revele a beleza que tem perante os seus olhos com as primeiras objetivas macro da série Z

Amesterdão, Países Baixos, 2 de junho de 2021: A Nikon apresenta hoje as duas primeiras objetivas macro que se unem à família Z da Nikon. A impressionantemente leve NIKKOR Z MC 105mm f/2.8 VR S é uma objetiva macro profissional S-line capaz de oferecer uma profundidade e um nível de detalhe com um realismo assombroso. A NIKKOR Z MC 50mm f/2.8 é uma objetiva compacta, leve e versátil, ideal para fotógrafos de macros que desejam capturar primeiros planos vibrantes.

Com a sua razão de reprodução 1:1, uma focagem perfeita e umas excelentes capacidades de renderização, a objetiva profissional NIKKOR Z MC 105mm f/2.8 VR S é uma mestre da fotografia de tamanho real. O seu ângulo de visão de teleobjetiva de alcance médio, otimizado para fotografia macro em imagens fixas ou filmagem, converte-a numa objetiva impressionante para conseguir retratos detalhados: a nitidez e o contraste são incríveis, assim como o efeito bokeh. O controlo é preciso e flexível e os fotógrafos podem inverter a direção da focagem desta objetiva, o que é uma vantagem quando se trabalha num local de produção misto.

A nova NIKKOR Z MC 50mm f/2.8 é uma excelente objetiva, ideal para levar para todo o lado, capaz de extrair a beleza até dos motivos mais comuns. Quer seja para fotografar os alimentos mais apetecíveis ou para realizar capturas incríveis de flores, os fotógrafos podem capturar com facilidade espetaculares imagens macro de tamanho real (1:1) e com grande nitidez e primeiros planos impressionantes de motivos e detalhes muito pequenos. A focagem é rápida e nítida, mesmo quando a parte frontal desta objetiva macro está a apenas 5,6 cm do motivo! Os utilizadores podem também aproveitar a distância focal clássica de 50 mm e a perspetiva natural para capturar imagens de qualquer tipo, desde retratos até cenas de rua.

Dirk Jasper, Gestor de produtos, Nikon Europe, declara: "A esperada objetiva macro de 105 mm proporciona a capacidade de tirar fotografias macro incrivelmente belas com o sistema Z, e é a escolha perfeita tanto para profissionais como para entusiastas da fotografia macro.A sua irmã mais pequena e mais acessível também tem muito para oferecer: a nova objetiva macro de 50 mm é ideal caso deseje começar a capturar imagens macro de verdade. E, caso necessite de uma objetiva de 50 mm versátil que também permita capturar primeiros planos incríveis, esta é a sua objetiva."

#CreateYourLight: a NIKKOR Z MC 105mm f/2.8 VR S na prática

Donna Crous, fotógrafa de alimentos e embaixadora da Nikon para a Europa, afirma o seguinte: "Tive a sorte de trabalhar com a nova objetiva macro NIKKOR Z de 105 mm enquanto fotografava a campanha Create Your Light com a Nikon. Fiquei completamente impressionada com o seu desempenho, especialmente com pouca luz. Sem dúvida, uma objetiva imprescindível para qualquer fotógrafo de alimentos que valorize a pouca profundidade de campo, a velocidade de focagem e o belo efeito bokeh, porque todos gostamos das belas bolas com efeito bokeh!"

Resumo das principais funcionalidades: NIKKOR Z MC 105mm f/2.8 VR S

Teleobjetiva macro profissional de alcance médio de f/2.8: S-Line: a nova dimensão em design ótico. Sistema de multifocagem suave e silencioso.
Imagens realistas com uma profundidade extraordinária: o amplo encaixe Z e a abertura f/2.8 fixa arredondada de 9 lâminas permitem um efeito bokeh natural e perfeitamente arredondado.
Focagem rápida e irrepreensível: a nitidez é fantástica, dos primeiros planos até ao infinito. As alterações de cor são extremamente reduzidas, o que permite ao sistema AF efetuar a focagem com uma rapidez e uma precisão incríveis.
Beleza e claridade: Os revestimentos ARNEO e de nanocristais antirreflexo da Nikon reduzem o efeito fantasma e o reflexo. A função de Redução da vibração (VR) integrada na objetiva, associada à VR integrada na câmara, permite disparos estáveis com a câmara na mão, mesmo em condições de fraca iluminação. 
Precisão de primeiros planos: a distância de focagem mínima é de apenas 0,29 m e o limitador de focagem AF permite capturar os motivos rapidamente desde 0,29 a 0,50 m. No modo de Focagem manual, pode ajustar a focagem de modo que esta corresponda à sua forma preferida de trabalhar.
Filmagem macro: desfrute de uma AF silenciosa e de um controlo da abertura suave e estável. O "focus breathing" é quase eliminado para que possa deslocar a focagem sem afetar o ângulo de visão do disparo.
Versatilidade da Nikon: pode inverter a direção de focagem desta objetiva.¹ Além disso, aceita os mesmos filtros de rosca de 62 mm da célebre AF-S Micro-NIKKOR 105 mm.
Concebida para trabalhar: o encaixe e todas as partes móveis estão selados para evitar a entrada de pó e de humidade. O revestimento de flúor da Nikon repele a água, o pó e a sujidade.²

Resumo das principais funcionalidades: NIKKOR Z MC 50mm f/2.8

Capturas macro espetaculares: as marcas no corpo da objetiva indicam claramente se está a disparar com uma razão de ampliação de 1:4, 1:2 ou 1:1 (tamanho real).
Capturas diárias brilhantes: aproveite a distância focal clássica de 50 mm e a perspetiva natural para capturar imagens de qualquer tipo, desde retratos até cenas de rua.
Primeiros planos com grande nitidez: com uma distância de focagem mínima de apenas 0,16 m, pode conseguir uma focagem nítida, mesmo quando a parte frontal desta objetiva macro está a apenas 5,6 cm do motivo. A função VR integrada na câmara estabiliza as capturas.
Destaque o motivo: uma ótica superior e a abertura arredondada de f/2.8 de 9 lâminas permitem um belo efeito bokeh.
Seletor do limite de focagem: o seletor do limite de focagem de AF permite focar com maior rapidez os motivos situados num intervalo de 0,16-0,30 m.
Compacta e leve: esta objetiva é fácil de manusear e equilibra-se na perfeição tanto nas câmaras de enquadramento completo da série Z como nas de formato DX.
75 mm no recorte de DX: quando se utiliza numa câmara mirrorless DX da série Z, esta objetiva oferece um ângulo de visão de 75 mm. Ideal para retratos ou recortes mais reduzidos de motivos pequenos quando se dispara no modo macro.
Controlo preciso e simples: controle a abertura, a sensibilidade ISO e muito mais através do anel de controlo silencioso. Alterne rapidamente entre o modo manual e a focagem automática através da objetiva.
Revestimento protetor: O revestimento de flúor da Nikon protege a parte frontal da objetiva e facilita a limpeza da superfície. É perfeita caso goste de procurar a criatividade no exterior.

¹ Quando se utiliza em conjunto com câmaras Nikon Z comercializadas em outubro de 2020 ou posteriormente.
² Não há garantias de que a objetiva seja resistente ao pó e a salpicos em todas as situações, nem em todas as circunstâncias.