21-06-2021

Nikon, CIWEM, WaterBear e ARUP anunciam os membros do júri do concurso Environmental Photographer of the Year 2021

As fotografias vencedoras serão reveladas e apresentadas durante a COP26, em Glasgow, em novembro

As fotografias vencedoras serão reveladas e apresentadas durante a COP26, em Glasgow, em novembro

Amesterdão, Países Baixos, 21 de junho de 2021:
A Nikon, com a CIWEM, associação de beneficência para a proteção do ambiente e a gestão da água, a WaterBear, plataforma gratuita de transmissão em fluxo dedicada ao futuro do nosso planeta, e a ARUP, agência de consultoria em engenharia, anunciou hoje o aclamado júri do concurso Environmental Photographer of the Year 2021 (fotógrafo ambiental do ano 2021).

Proveniente das áreas da fotografia, da justiça climática e do ativismo ambiental, o júri será composto por 10 membros de todo o mundo. Os fotógrafos Ope Odueyungbo e Josh Haner vão juntar-se ao designer Marquise Stillwell, à ativista pela justiça climática Frances Fox, ao diretor do ICCCAD Saleemul Huq, à engenheira civil Diana Abrunhosa e ao CEO de CIWEM, Terry Fuller, para analisar as fotografias e eleger os vencedores.

Entre outros membros do júri incluem-se:
• Lina Kayser, fotógrafa: Lina é uma fotógrafa e membro da comunidade Z Creator da Nikon a viver em Dovrefjell, na Noruega. É especialista em capturar locais frios e remotos do Norte, bem como a fragilidade da vida no Ártico. Além dos seus projetos fotográficos a solo, Lina organiza workshops de fotografia na Noruega e no estrangeiro, incluindo expedições em barco a Svalbard. Apaixonada pela vida selvagem dos países nórdicos e do Ártico, Lina utiliza as redes sociais para partilhar as suas perspetivas e as suas paixões. Lina trabalha em parceria com a Nikon desde 2017. 

• Alfie Bowen, fotógrafo: Alfie é um premiado fotógrafo britânico com autismo. A sua visão artística caracteriza-se por uma meticulosa atenção aos detalhes e por uma determinação resoluta em provar que as pessoas estão erradas. Alfie descobriu uma afinidade com os animais, o que o ajudou a ultrapassar os momentos mais sombrios da sua existência. O trabalho de Alfie foi divulgado pela BBC Earth e aclamado por celebridades, como Sir David Attenborough, e a sua história inspiradora levou-o a trabalhar ao lado de associações de beneficência para sensibilizar o público para a vida selvagem e o autismo. Desde 2021, Alfie faz parte dos membros da comunidade Z Creators da Nikon.

• Ben Moore, fotógrafo: Ben Moore é um fotógrafo profissional autodidata especializado na fotografia aérea, arquitetónica e urbana. O seu estilo é ligeiramente taciturno, mas é compensado pelos tons vivos e terrosos. Adora utilizar linhas nas suas imagens com um visual nítido que choca e faz o público vibrar. Ben trabalha com a Nikon desde agosto de 2020 como membro da comunidade Z Creator da Nikon.

O concurso Environmental Photographer of the Year, que vai no seu 14.º ano, apresenta algumas das fotografias ambientais mais inspiradoras do mundo. O concurso anual oferece uma plataforma internacional para consciencializar as populações para os problemas ambientais que colocam em risco o nosso planeta. As fotografias vencedoras do concurso deste ano serão reveladas e expostas na 26.ª Conferência das Partes (COP26) em Glasgow, Escócia, em novembro.

Com inscrição gratuita e sem limite de idade até 31 de julho de 2021, o concurso destina-se a fotógrafos profissionais e a fotógrafos amadores. Os participantes estarão a competir por recompensas financeiras e prémios, incluindo o Environmental Photographer of the Year 2021. As categorias incluem Environmental Photographer of the Year (Fotógrafo ambiental do ano), Young Environmental Photographer of the Year (Fotógrafo ambiental júnior do ano) - Nikon Award (Prémio Nikon), Environments of the Future (Prémio Ambientes do Futuro), Sustainable Cities (Prémio Cidades Sustentáveis), Climate Action (Prémio Ação Climática) e Water and Security (Prémio Água e Segurança), Resilient awards (Prémio da Resilient Foundation) e People’s Choice (Prémio Escolha do Público). O vencedor desta última categoria será decidido pelo público através das redes sociais no mês anterior à COP26.

Para saber mais, participar e obter todos os detalhes sobre o regulamento do concurso Environmental Photographer of the Year, o júri e os prémios, visite o Website www.epoty.org.

Para ver os retratos dos membros do júri e as fotografias vencedoras do ano passado, clique aqui.

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas ou acessórios, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível.

Como parceiro visionário de confiança, reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.

Para mais informações, visite www.europe-nikon.com

Acerca de WaterBear

WaterBear é a primeira rede deste tipo: uma plataforma digital e de vídeo interativa e gratuita dedicada a apoiar os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Cumpre a sua missão com conteúdo inspirador, tecnologia vanguardista que facilita a ação, e através da sua rede global de parceiros. Permite ao espetador realizar ações instantâneas e diretas para apoiar as ONG de todo o mundo e melhorar o futuro do nosso frágil planeta. Transfira WaterBear desde a App Store ou aceda a:  https://waterbear.com 

Clique aqui para App Store / Clique aqui para Google Play

Acerca da CIWEM

A instituição aprovada para a gestão da água e do ambiente CIWEM (Chartered Institution of Water and Environmental Management) é um organismo profissional independente e uma organização benéfica registada no Reino Unido que trabalha a nível internacional para fomentar a prática da gestão da água e do ambiente. A CIWEM representa uma comunidade de 30.000 profissionais que partilham a mesma visão de um mundo seguro e sustentável. Para obter mais informações, visite www.ciwem.org.

Acerca da ARUP

ARUP é a força criativa que está no centro de muitos projetos importantes do mundo no setor da construção e da indústria. Os designers, engenheiros, arquitetos, urbanistas, consultores e especialistas técnicos da agência trabalham em mais de 140 países e colaboram com os nossos clientes em projetos inovadores da mais elevada qualidade e impacto. www.arup.com.