29-06-2021

A NIKON ANUNCIA A CÂMARA MIRRORLESS NIKON Z fc

A exclusiva Nikon Z fc combina um design emblemático com as inovações da série Z

Capture os seus momentos mais emblemáticos

Amesterdão, Países Baixos, 29 de junho de 2021: A Nikon anuncia hoje a câmara mirrorless de formato DX Nikon Z fc, a primeira câmara da série Z que utiliza um design "retro" ao mesmo tempo que dispõe de funcionalidades avançadas. O exterior da Nikon Z fc é inspirado na emblemática câmara de película SLR Nikon FM2 lançada em 1982, um produto crucial na história da Nikon. Em conjunto com a própria câmara, a Nikon apresenta duas novas objetivas que complementam este estilo tradicional: a NIKKOR Z DX 16-50mm f/3.5-6.3 VR Silver Edition e a NIKKOR Z 28mm f/2.8 (SE).

O corpo compacto e leve da Nikon Z fc é muito portátil, mas oferece um funcionamento e uma capacidade de reprodução excecionais, o que facilita o manusear, tanto para os utilizadores de câmaras mirrorless existentes como para os que utilizam uma pela primeira vez.

Entre as principais funcionalidades da Nikon Z fc incluem-se:

Design inspirado numa câmara lendária
Paixão pelos detalhes. O design de pentaprisma e o equilíbrio entre os elementos pretos e prateados do corpo da Nikon Z fc são um reflexo da FM2, tal como a utilização de uma ocular circular no visor eletrónico (EVF), o design dos discos e o logótipo da Nikon gravado dos anos 70 e 80. Entretanto, a resistência e a fiabilidade são conseguidas graças à utilização de uma liga de magnésio.

Funcionamento simplificado e expressão criativa
A parte superior do corpo da Nikon Z fc conta com três discos e uma pequena janela que permite ver a abertura. Os discos controlam a velocidade do obturador, a compensação de exposição e a sensibilidade ISO, o que permite alterar as definições de uma forma muito simples. Além disso, o botão i e o menu i, que permitem aos utilizadores ajustar rapidamente uma grande variedade de definições ao premir um botão, podem ser personalizados em função das preferências de disparo de cada utilizador.

Pela primeira vez numa câmara da série Z da Nikon, a Nikon Z fc permite ajustar a compensação de exposição no modo automático, pelo que os utilizadores podem conseguir a expressão que desejam aumentando a luminosidade e melhorando as silhuetas, etc. A câmara inclui também 20 opções de Creative Picture Control (Picture Control criativo) que permitem obter expressões únicas. Através da seleção de temas com diferentes parâmetros, como matiz, tonalidade e saturação, os utilizadores podem expressar uma grande variedade de estados de ânimo, bem como ajustar os efeitos a seu gosto.

Capacidades de focagem melhoradas e disparo com ecrã multiângulo
A Nikon Z fc suporta a AF de deteção de olhos e a AF de deteção de animais na captura de imagens estáticas e filmagens, funcionalidades introduzidas originalmente na Nikon Z 7II e na Nikon Z 6II. Suporta o modo de área de AF e a AF de área ampla (L), o que garante uma captura nítida dos olhos e dos rostos, através da limitação da área de focagem. Também pode obter uma focagem contínua nos olhos do motivo desejado quando há várias pessoas no enquadramento ou seguir os olhos de um animal de estimação em movimento.

É possível capturar imagens estáticas e filmagens em situações de pouca luz graças à vasta gama de sensibilidades standard abrangidas: de 100 a 51 200 ISO*. Além disso, é possível realizar disparos verticais desde ângulos baixos ou altos graças a estar equipada com o primeiro monitor multiângulo das câmaras da série Z. Quando o monitor é rodado para a parte frontal, a câmara muda automaticamente para o modo de autorretrato, o que permite tirar selfies sem problemas com a função tátil.

Maior conetividade através de SnapBridge versão 2.8
A aplicação SnapBridge pode ser utilizada para transferir fotografias e filmagens gravadas com a câmara para um dispositivo inteligente**, o que permite aos utilizadores partilhá-las facilmente nas redes sociais. Também é possível obter o firmware mais recente da câmara através da aplicação.

A aplicação SnapBridge versão 2.8, com uma nova interface de utilizador, suporta agora dois modos de ligação automáticos: o modo foreground (primeiro plano) e o modo background (fundo). O modo de primeiro plano só se liga com a câmara quando a aplicação está ativada, o que reduz o consumo da bateria da câmara. O modo de fundo inclui uma ligação constante e transfere as imagens automaticamente, mesmo quando a aplicação não está ativada.

Funcionalidades adicionais da câmara
Obtém-se uma imagem natural com aberração mínima graças ao EVF, que utiliza um painel EL orgânico A gravação de filmagens suporta 4K UHD sem cortes, utilizando a área de imagem de filme baseada em DX Suporta AF permanente (AF-F) dedicada à gravação de filmagens A captura de filmagens em câmara lenta é muito simples: tem apenas de selecionar um tamanho de imagem e uma velocidade de disparo É compatível com Webcam Utility, um software que permite utilizar a Nikon Z fc como uma câmara Web O pack do produto e a correia da câmara que o acompanha combinam com o estilo do design "retro" da Nikon Z fc Permite utilizar a alimentação USB com a câmara ligada, bem como o carregamento por USB

Objetivas: a NIKKOR Z DX 16-50mm f/3.5-6.3 VR Silver Edition e a NIKKOR Z 28mm f/2.8 (SE)

A NIKKOR Z DX 16-50mm f/3.5-6.3 VR Silver Edition é uma objetiva com zoom standard baseada na objetiva NIKKOR Z DX 16-50mm f/3.5-6.3 VR com um design exterior prateado a condizer com a Nikon Z fc. A objetiva é compacta e leve, com um comprimento total de aproximadamente 32 mm e um peso total de aproximadamente 135 g. Trata-se de uma objetiva cómoda de transportar, que oferece uma elevada resolução em todo o alcance do zoom. A NIKKOR Z DX 16-50mm f/3.5-6.3 VR Silver Edition pode ser utilizada numa grande variedade de cenas quotidianas, desde paisagens e fotografias instantâneas até retratos.

A NIKKOR Z 28mm f/2.8 (SE) é uma objetiva compacta e leve, ideal para capturar retratos e fotografias da natureza morta, proporcionando o suave efeito bokeh que caracteriza as objetivas de distância focal fixa. A objetiva conta com um design "retro" inspirado nas objetivas NIKKOR clássicas da época em que se comercializou a FM2. A NIKKOR Z 28mm f/2.8 (SE), que utiliza o mesmo revestimento que a Nikon Z fc, tem uma estética clássica a condizer com ela.

* Expansível até 204 800 ISO. A sensibilidade standard máxima para a gravação de filmagens é de 25 600 ISO.
** Podem utilizar-se dispositivos iPhone®, iPad®, iPod touch® e Android™ nos quais se tenha instalado a aplicação SnapBridge. A aplicação SnapBridge pode ser transferida gratuitamente desde a App Store® e o Google Play™. Visite o Website da Nikon para obter mais informações.

• Apple®, App Store®, os logótipos de Apple, iPhone®, iPad® e iPod touch® são marcas comerciais de Apple Inc., registadas nos EUA e/ou em outros países.
• A marca comercial iPhone é utilizada com a autorização de Aiphone Co., Ltd.
• Android™ e Google Play™ são marcas comerciais de Google LLC.
• As restantes marcas comerciais e nomes comerciais pertencem aos seus respetivos proprietários.

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas ou acessórios, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível.

Como parceiro visionário de confiança, reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.