Nikon Imaging | Portugal | Europa

18-02-2021

NOVO FIRMWARE. NOVO KIT PARA FILMAGENS. NOVAS OPORTUNIDADES.

Amesterdão, Países Baixos, 18 de fevereiro de 2021: Hoje, a Nikon tem o prazer de anunciar o lançamento de um novo firmware para as câmaras mirrorless de imagem completa (formato FX da Nikon) Z 7II e Z 6II. A Nikon tem também o prazer de anunciar a chegada do novo kit essencial para filmagens Z 6II.

A versão 1.10 do firmware será publicada no dia 25 de fevereiro de 2021. Esta atualização de firmware otimiza o desempenho da AF de deteção de olhos nas câmaras Z 7II e Z 6II, e permite a utilização de formatos de gravação e de fluxo de trabalho de vídeo suplementares com a Z 6II. O novo kit essencial para filmagens Z 6II proporcionará aos cineastas todas as ferramentas básicas necessárias para progredir na arte do audiovisual.

Com a versão 1.10 do firmware, as câmaras Z 6II e Z 7II conseguirão detetar os olhos de motivos humanos, mesmo quando o tamanho do rosto do motivo dentro do enquadramento for demasiado pequeno. As melhorias serão visíveis quando disparar em AF de área automática (pessoas) e em AF de área ampla (L-pessoas). Esta atualização de firmware adicionará também suporte para o formato 4K UHD/60p¹ com as opções de gravação de vídeo da Z 6II, e permitirá a saída de vídeo RAW² ³ para os gravadores externos Blackmagic Design⁴ ⁶, para as câmaras Z 7II e Z 6II.  Graças a esta atualização, os cineastas poderão gravar⁵ no formato Blackmagic RAW, bem como no formato ProRes RAW.

Blackmagic RAW é um codec simples de utilizar que inclui todas as vantagens de gravação do formato RAW. Apresentando várias novas tecnologias, como um novo algoritmo avançado de eliminação do efeito mosaico, o formato Blackmagic RAW oferece-lhe imagens visualmente sem perda, ideais para fluxos de trabalho com elevada resolução, elevada velocidade de disparo e uma gama dinâmica elevada.

O novo kit essencial para filmagens Z 6II estará disponível a partir de finais de fevereiro. Este kit para cineastas inclui a câmara mirrorless de imagem completa Nikon Z 6II com a função de saída de vídeo RAW já ativada. Inclui também o monitor/gravador Atomos Ninja V, o adaptador de encaixe Nikon FTZ, uma caixa para câmara SmallRig de fixação rápida e acessórios essenciais, como baterias. Todas as ferramentas indispensáveis para progredir na arte do audiovisual.

Transfira o firmware 1.10 para Z 7II (a partir de 25 de fevereiro) aqui
Transfira o firmware 1.10 para Z 6II (a partir de 25 de fevereiro) aqui


¹ Quando esta opção está selecionada, a área de imagem é fixada no formato de vídeo DX e a qualidade de imagem é fixada como Normal.
² A função de saída de vídeo RAW pode ser ativada por um Serviço de assistência da Nikon mediante uma taxa. Encontre o seu Centro de assistência da Nikon aqui. As câmaras Nikon Z 6II compradas como parte do kit essencial para filmagens Z 6II são fornecidas com a função de saída de vídeo RAW já ativada.
³ Com a Z 7II, o vídeo RAW Full HD pode ser gravado no formato de vídeo FX, e os vídeos RAW 4K UHD podem ser gravados no formato de vídeo DX. Quando a Z 6II é utilizada, a gravação de vídeo RAW 4K UHD ou Full HD é possível com os formatos FX e DX.
⁴ O gravador Atomos NINJA V, bem como o Blackmagic Design Video Assist 5" 12G HDR e 7" 12G HDR, podem ser utilizados para gravar vídeos RAW da Nikon no formato ProRes RAW ou Blackmagic RAW, respetivamente. O funcionamento não é garantido com gravadores diferentes dos mencionados acima (em 18 de fevereiro de 2021). Além disso, para os vídeos ProRes RAW efetuados com o gravador externo Ninja V da Atomos, a compatibilidade com as definições de ISO e com os controlos de temperatura de cor adicionados à Final Cut Pro Version 10.4.9 e versões posteriores da Apple é suportada. Deste modo, tem acesso a muitas opções de montagem de vídeo aquando da utilização da Final Cut Pro.
⁵  A saída de vídeo RAW com uma definição de tamanho de imagem/velocidade de disparo de 4K UHD/60p não é suportada.
⁶ 
Numa atualização futura, Blackmagic Design lançará uma atualização de software em que as Nikon Z 7II e Z 6II serão modelos compatíveis para a gravação em formato Blackmagic RAW nos modelos Video Assist 12G.