03-02-2020

O EMBAIXADOR DA NIKON, GEORGE KARBUS, DOCUMENTA A VIDA SELVAGEM DE MAIORES DIMENSÕES NO OCEANO

Amesterdão, Países Baixos, 3 de fevereiro de 2020 – George Karbus, fotógrafo de vida selvagem galardoado e Embaixador da Nikon, divulgou uma série de imagens deslumbrantes, tendo por base o oceano, inspirada em mais de 15 anos de viagens pelo globo a captar a beleza do mundo subaquático e das espécies que nele vivem.

Estas imagens fazem-nos viajar abaixo da superfície dos vastos oceanos do nosso mundo, para incentivar o público a estabelecer uma ligação com um ambiente natural, muitas vezes escondido dos nossos olhos. Equipado com a D850, D5, e Z 7 e com objetivas NIKKOR, George espera que as suas imagens possam mostrar um pouco de como é vida para a nossa vida marinha, demonstrando que, para proteger e preservar o nosso mundo, temos de regressar à natureza e desfrutar da mesma.

Tendo passado a sua juventude a fazer snorkel e mergulho livre, o percurso fotográfico de George começou quando se mudou para Lahinch, uma pequena aldeia situada na costa ocidental da Irlanda. Após semanas de exploração das águas atlânticas, foi aqui que encontrou um golfinho roaz solitário. George começou a fotografar o golfinho e a observar os seus movimentos, aprendendo a nadar perto destes mamíferos marinhos com cuidado e respeito, desenvolvendo a sua compreensão e a sua capacidade para melhor os documentar.

Um momento extraordinário com um golfinho roaz selvagem no Oceano Atlântico

A jogar ao clássico jogo das escondidas

George comenta: “Estamos constantemente a eliminar fontes de alimento de animais no oceano, o que terá sérias implicações para os ecossistemas naturais, ao passo que o impacto das alterações climáticas no nosso mundo natural e nas espécies que nele residem é agora impossível de ignorar. Graças à Internet e às redes sociais, temos um maior acesso a informação e a conteúdos sobre o nosso planeta e sobre como podemos ajudar a recuperá-lo. Acredito que para podermos salvar o mundo, temos de amar o mundo – e é isso que quero inspirar com a minha fotografia.”

Desde que começou a explorar a vida sob a superfície do oceano, George encontrou muitos tipos de vida selvagem marinha como, por exemplo, orcas no Mar da Noruega, e golfinhos no Oceano Pacífico – todos eles apresentando diferentes desafios fotográficos. Segundo George, “Existem diversos desafios. Trabalho principalmente com mamíferos grandes e rápidos, por isso estar preparado para me movimentar rapidamente é um dos maiores desafios. Tenho de reagir a uma determinada situação imediatamente, bem como ajustar a minha posição para conseguir um excelente ângulo e enquadramento – ao mesmo tempo que me certifico de que me aproximo com cuidado para evitar perturbar estas criaturas.”

Orcas a trabalhar em conjunto numa enorme bola de isco no Atlântico norueguês

Orca a penetrar numa grande bola de arenque vinda de baixo

Para documentar estes animais selvagens, George usou a D850, reconhecida pela sua velocidade e resolução, a D5 pela sua extraordinária precisão e a galardoada Z 7. George prefere também a objetiva AF-S FISHEYE NIKKOR 8-15mm f/3.5-4.5E ED para captar fotografias subaquáticas, bem como as objetivas AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR, AF FISHEYE NIKKOR 16mm f/2.8D, e AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR.

George acrescenta: “A Nikon D850 em conjunto com a objetiva AF-S FISHEYE NIKKOR 8-15mm f/3.5-4.5E ED é uma combinação fantástica para a maioria das minhas fotografias subaquáticas. Preciso da focagem automática e da resolução elevada da D850, e as capacidades de velocidade e de funcionamento em luz reduzida fazem dela uma câmara espantosamente versátil. Também gostei de fotografar com a câmara mirrorless Z 7 da Nikon – o modo sem som é muito útil ao fotografar tão perto dos animais.”

Baleias-corcunda à superfície para respirarem no ártico norueguês

Um grande conjunto de golfinhos-rotadores no Havai em concerto subaquático

O programa Projeto Especial da Nikon Europe

programa Projeto Especial da Nikon Europe oferece aos Embaixadores da Nikon, fotógrafos influentes e talentosos de toda a Europa, a possibilidade de realizarem os seus projetos de sonho. O programa faz parte da missão contínua da Nikon de apoiar fotógrafos inspiradores, dando-lhes uma plataforma para empreenderem projetos pelos quais são apaixonados, enquanto criam uma comunidade de artistas visuais que ambicionam fazer as coisas de modo diferente.

Para obter mais informações acerca do projeto de George Karbus, visite a página do seu Projeto Especial

O kit

Durante este projeto, George utilizou o seguinte equipamento:

● Câmara:
   ⚬ Z 7 
   ⚬ D850  
   ⚬ D5

● Objetivas: 
   ⚬ AF-S FISHEYE NIKKOR 8-15mm f/3.5-4.5E ED
   ⚬ AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR
   ⚬ AF FISHEYE NIKKOR 16mm f/2.8D 
   ⚬ AF-S NIKKOR 16-35mm f/4G ED VR