29-07-2019

VENCEDORES DO CONCURSO NIKON PHOTO CONTEST 2018-2019

Amesterdão, Países Baixos, 29 de julho de 2019: A Nikon Corporation tem o prazer de anunciar o nome dos vencedores do concurso Nikon Photo Contest 2018-2019. Realizado pela primeira vez em 1969, o Nikon Photo Contest celebra este ano o seu 50.º aniversário. Trata-se de um dos concursos de fotografia mais importantes do mundo, que registou, no ano 2018-2019, 97 369 fotografias, enviadas por 33 000 participantes oriundos de 170 países e regiões. Este ano, foram propostas três categorias: Open, Next Generation e Short Film (Livre, Próxima geração e Curta-metragem).

Vencedores do concurso Nikon Photo Contest 2018-2019

Prémio Open Award Gold Prize: Hope (Esperança)
Thaib Chaidar (Indonésia)

Prémio Next Generation Gold Prize: Fanghua - (Momentos da nossa juventude)
Tu Jinghan (China)

Prémio Short Film Gold Prize: Exulansis
Sara Crochet (EUA)

Os vencedores foram selecionados por um painel internacional independente de juízes, liderado pelo diretor artístico de renome mundial Neville Brody, que repetiu o seu papel de juiz principal do ano anterior.

Sobre o concurso Nikon Photo Contest deste ano, Neville Brody disse:

"Este concurso coloca muitas questões, nomeadamente em relação ao papel da fotografia no futuro. A fotografia muda as nossas vidas. Está omnipresente e, atualmente, as imagens tomaram o lugar das palavras para descrever o nosso mundo. É uma linguagem universal que influencia o nosso modo de ser, individualmente e em sociedade. A fotografia tem, cada vez mais, um papel significativo. A variedade de imagens premiadas (as histórias, as relações e as descobertas) vai inspirar um debate fascinante sobre o mundo em que vivemos e sobre a forma como o compreendemos."

Os vencedores dos prémios Gold, Silver e Bronze (Ouro, Prata e Bronze) de cada categoria foram selecionados consoante diversos critérios, incluindo a relevância das suas fotografias relativamente ao tema da categoria, a força da mensagem e o nível de criatividade. Para além dos cinco prémios Gold, uma fotografia recebeu o prémio Participants' Choice (Escolha dos participantes), e outro prémio especial foi atribuído para celebrar o 50.º aniversário do concurso Nikon Photo Contest. No total, foram entregues 47 prémios.

O nome do vencedor do Grand Prize (Grande prémio) será revelado durante a cerimónia oficial de entrega dos prémios que ocorrerá em Tóquio, a 23 de agosto de 2019.

Todas as fotografias e vídeos vencedores estão disponíveis no Website do concurso Nikon Photo Contest 2018-2019, bem como os respetivos detalhes.

O concurso Nikon Photo Contest visa enriquecer a cultura fotográfica de profissionais e de amadores. Desde o primeiro concurso realizado em 1969, mais de 440 000 fotógrafos de todo o mundo apresentaram mais de 1 710 000 candidaturas, o que o torna, sem dúvida, um evento internacional.