29-05-2019

Pieter Ten Hoopen, Embaixador da Nikon, documenta histórias de amor de casais e famílias afetados pela crise mundial de refugiados

Amesterdão, Países Baixos, 29 de maio de 2019 – Um novo projeto de fotografia de Pieter Ten Hoopen, Embaixador da Nikon, desvenda as histórias inspiradoras de amor de casais e famílias afetados pela crise mundial de refugiados.

Na sua viagem à Turquia e ao México, Pieter documenta o amor e a força persistentes daqueles que se viram forçados a fugir do seu país nativo. O seu objetivo é ajudar a desmistificar os estereótipos e os estigmas associados aos refugiados, contando as suas histórias de amor individuais (algo com que todos nos identificamos no geral) e como estas relações serviram para conduzi-los em direção a um futuro melhor.

Seja por razões ambientais, políticas, económicas ou culturais, existem atualmente mais refugiados desalojados do que nunca. Até à data, existem 68,5 milhões de pessoas em todo o mundo que foram obrigadas a fugir das suas casas e, entre elas, cerca de 25,4 milhões são refugiados, sendo que metade têm uma idade inferior a 18¹ anos. Equipado com a Nikon D850, a câmara mirrorless Z 7 e as objetivas NIKKOR, Pieter pretendia relatar esta crise a partir de uma perspetiva diferente, de forma a retratar as pessoas como indivíduos e não como estatísticas.

Criação de uma perspetiva diferente
Famoso por ser um fotojornalista premiado e um contador de histórias, Pieter trabalha sempre em projetos pessoais que defende com paixão, nomeadamente projetos focados na guerra e na crise humanitária.

Segundo ele: "Nas informações atuais existentes sobre os refugiados, as pessoas são frequentemente vistas como estatísticas, factos e números. Eu queria apresentar uma visão diferente. O que significa para as pessoas fugir das suas casas e porquê? Como podemos entender o que estas pessoas passaram? Uma das coisas mais fundamentais que todos temos é o amor e, por isso, queria criar uma história em torno do amor e demonstrar como este é o motor nas nossas vidas para nos sentirmos positivos, com esperança e para nos ajudar nos momentos mais difíceis."  

A busca do refúgio
O projeto de Pieter começou pela documentação das vidas dos migrantes que fugiram da Síria e encontraram proteção em Istambul, assim como refugiados das conhecidas caravanas de migrantes que viajam para a fronteira entre os EUA e o México, tendo fugido da América Central. Desde fotografias de casais perseguidos de grupos rivais, à captação de pais com esperança de encontrar um lar tranquilo e seguro para os seus filhos, as imagens de Pieter representam as duras realidades da vida de um refugiado, mas também a forma como o afeto e as relações humanas permanecem vitais.

Segundo Pieter: "A maior parte das pessoas que fotografei fugiram por motivos de pobreza, violência, repressão política ou alterações climáticas, e fiquei surpreendido pela forma tão aberta como eles falam sobre o amor. Estas são pessoas que passaram por momentos extremamente difíceis que de uma perspetiva ocidental nem sempre entendemos, e que confiam no amor e nas suas relações como o seu objetivo final. Para elas, o amor é uma ferramenta de sobrevivência e, provavelmente, a mais poderosa também."

Equipamento
Ao longo desta jornada, Pieter utilizou a D850 pela sua velocidade, resolução e sensibilidade à luz para captar imagens fixas íntimas, juntamente com a nova câmara mirrorless Z 7 para as filmagens. Para acompanhar os corpos destas câmaras, Pieter utilizou também a objetiva AF-S NIKKOR 28mm f/1.4E ED.

Segundo ele: "A D850 é uma das minhas câmaras imprescindíveis e é excelente para imagens fixas. Utilizo dois corpos no campo e deixo um de reserva no hotel. Também tive a oportunidade de testar a Z 7, o que constituiu uma nova experiência para mim. O trabalho que faço requer muito tempo a caminhar, correr e saltar e o facto de a Z 7 ser leve foi fundamental para mim. O visor digital significa que o que se vê através da objetiva é o que vamos obter, o que a torna muito fácil de utilizar em movimento."

O programa Projeto especial Nikon Europe

O programa Projeto especial Nikon Europe oferece a oportunidade de os Embaixadores da Nikon, que consistem em fotógrafos talentosos e influentes em toda a Europa, realizarem os seus projetos de sonho. O programa faz parte da missão em curso da Nikon de apoiar fotógrafos inspiradores, oferecendo-lhes uma plataforma para desenvolverem projetos pelos quais se apaixonaram, criando ao mesmo tempo uma comunidade de artistas visuais que pretendem fazer coisas de forma diferente.

Para obter mais informações sobre o projeto do Pieter, visite a sua página Projeto especial

Kit

Durante este projeto, Pieter utilizou o seguinte equipamento:

● Câmaras:
   ⚬ D850 
   ⚬ Z 7

● Objetivas: 
   ⚬ AF-S NIKKOR 28mm f/1.4E ED
   ⚬ AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G 

Sobre Pieter

Pieter Ten Hoopen é um fotógrafo e realizador experiente e internacionalmente aclamado residente em Estocolmo, Suécia. Transitando entre trabalho editorial, projetos pessoais e iniciativas comerciais, possui um vasto portfólio de clientes recorrentes, nomeadamente, a New Yorker, a New York Times Magazine, o Le monde e a Plan International.

¹  https://www.unhcr.org/figures-at-a-glance.html