22-02-2019

A Nikon desenvolve um novo firmware para as suas câmaras mirrorless de enquadramento completo: a Nikon Z 7 e a Nikon Z 6

A Nikon continua a adaptar-se às diferentes necessidades do utilizador com a adição de novas funções e capacidades melhoradas

Amesterdão, Países Baixos, 22 de fevereiro de 2019: A Nikon anunciou o desenvolvimento de um novo firmware para as suas câmaras mirrorless de enquadramento completo: a Nikon Z 7 e a Nikon Z 6. O firmware permitirá novas funções, tais como Deteção de rostos e olhos ativada, saída de vídeo RAW e compatibilidade com cartões de memória CFexpress. Além disso, as funções AF/AE das câmaras serão melhoradas.

A série Z continuará a responder às diferentes necessidades do utilizador e oferecerá experiências de imagem da próxima geração que estimularão as suas intenções criativas.

Com o novo firmware, serão oferecidas as seguintes funções e capacidades

1. Compatibilidade com Deteção de rostos e olhos ativada para capturar imagens fixas (programado para lançamento em maio de 2019)
A função Deteção de rostos e olhos ativada é ideal para a fotografia de retratos. A função Deteção de rostos e olhos ativada em desenvolvimento funcionará com o modo de focagem AF-S (AF simples), útil para fotografar motivos humanos estáticos, e com o modo de focagem AF-C (AF contínuo), eficaz para fotografar aqueles que costumam ajustar a pose. A função é capaz de detetar vários olhos, dos quais o utilizador pode selecionar o ponto de focagem, o que oferece mais flexibilidade ao fotografar várias pessoas.

2. Maior desempenho AF/AE (programado para lançamento em maio de 2019)
O seguimento AE (exposição automática) será possível, em breve, no modo contínuo a alta velocidade (ampliado), para além do atual seguimento AF. O desempenho AF com pouca luz também será melhorado, o que permitirá uma focagem automática mais rápida no escuro ou em locais com pouca iluminação, tanto com a captura de imagens fixas como com a gravação de filmagens.

3. Compatibilidade com a saída de vídeo RAW (data de lançamento ainda por determinar)
A saída do fluxo de dados 4K UHD e Full HD RAW da câmara será suportada. O fluxo de dados RAW de saída poderá ser gravado no formato RAW compatível, utilizando um gravador externo. Isto permitirá aos utilizadores utilizar cores ricas de 12 bits para a obtenção de uma gradação de cores flexível.

4. Compatibilidade com os cartões de memória CFexpress (data de lançamento ainda por determinar)
O novo firmware proporcionará compatibilidade com CFexpress, um novo padrão de cartões de memória que oferece mais segurança aos utilizadores. Oferecem um desempenho de grande velocidade para obter um fluxo de trabalho mais eficiente. Depois da atualização, os utilizadores poderão utilizar cartões tanto CFexpress como XQD na sua câmara indistintamente. Para além das câmaras Z 7 e Z 6, no futuro, acrescentar-se-á compatibilidade com os cartões de memória CFexpress também nas câmaras digitais SLR Nikon D5 (tipo XQD), Nikon D850 e Nikon D500.

XQD é uma marca comercial da Sony Corporation.
CFexpress é uma marca comercial da CompactFlash Association (CFA).