19-06-2018

Look Deeper: a Nikon e o fotógrafo Tomas Sentpetery aventuram-se nas profundezas dos destinos de viagem da Europa

Novas imagens mostram locais famosos na superfície e nas profundezas, com as objetivas NIKKOR FX e DX

Amesterdão, Países Baixos, 19 de junho de 2018: Uma série de fotografias exclusivas, publicada hoje pela Nikon, revela as incursões do fotógrafo Tomas Sentpetery a observar, a partir de outras perspetivas, os destinos de viagem europeus mais populares, tanto à superfície como nas profundezas.

Partindo do princípio de que os locais escondem sempre segredos invisíveis à primeira vista, Tomas visitou cinco destinos turísticos europeus para capturar fotografias de viagem originais: Londres, Paris, Cracóvia, Nápoles e a costa sul de Espanha. Equipado com uma gama de objetivas NIKKOR FX e DX e corpos de câmara, explorou e capturou locais extraordinários que se encontram sob a superfície de locais familiares. Desde os corredores abandonados da rede de metro de Londres até às impressionantes minas de sal de Wieliczka perto de Cracóvia, passando pela extensão do Barrio de Cuevas de Espanha, o maior complexo de grutas trogloditas da Europa; as imagens mostram que ainda há locais por descobrir. Veja aqui a série completa de imagens.

Big Ben de Londres e estação de metro abandonada de Aldwych.
Imagem da superfície: AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR
Imagem subterrânea: AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED

Antiga Galleria Borbonica (galeria de túneis) por baixo da região de Nápoles.
Imagem da superfície: AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED
Imagem subterrânea: AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR

As cidades históricas da Europa, as suas diversas culturas e os pontos de referência de fama mundial transformam o continente num refúgio para viajantes e para fotógrafos de viagens. No entanto, Tomas queria ir mais longe. Utilizou as objetivas NIKKOR DX na Nikon D7500 para fotografar a superfície dos destinos de viagem da Europa* e as objetivas NIKKOR FX na emblemática câmara Nikon D850 para fotografar outra perspetiva.

Barrio de Cuevas em Guadix, Espanha, com o maior complexo de grutas da Europa
Imagem da superfície: AF-S DX NIKKOR 16-80mm f/2.8-4E ED VR
Imagem subterrânea: AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR

Superfície de Cracóvia e minas de sal de Wieliczka, perto da cidade
Imagem da superfície: AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED
Imagem subterrânea: AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED

Em relação ao projeto, Tomas Sentpetery disse: "Há mundos ocultos à nossa volta e quis mostrar que há muito mais para além dos destinos turísticos populares. Investiguem antes de viajar e não receiem ir mais além. Com o equipamento adequado e o espírito de aventura é possível conseguir uma fotografia de viagem espetacular."
 
Tomas utilizou o seguinte equipamento nas suas fotografias:
• Nikon D850 – A câmara FX mais recente, que oferece a combinação definitiva de resolução, velocidade e sensibilidade à luz. Os seus 45 MP capturam detalhes incrivelmente finos, o que proporciona imagens nítidas que retratam a mais subtil das texturas. A sua gama ISO de 64 a 25600 está especialmente bem adaptada para extrair cores vibrantes em ambientes com pouca luz, o que é ideal para explorar os mundos mais escuros que jazem sob a superfície.
• Nikon D7500 – Criada para o aventureiro exigente, a câmara Nikon D7500 é leve, possui um sensor de formato DX dinâmico de 20,9 MP e um monitor inclinável elegante que permite aos fotógrafos focar e disparar a partir de ângulos muito difíceis. Com ISO extensível até 1640000, a Nikon D7500 também aproveita ao máximo a luz disponível em qualquer cena de viagem.

Equipamento FX:
• AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED – Esta objetiva ultragrande angular e superrápida oferece uma nitidez absoluta de margem a margem, que pode até superar a das objetivas de distância focal fixa equivalentes. A rápida abertura da objetiva e o revestimento de nanocristais da objetiva reduzem os efeitos das imagens fantasma e os reflexos, o que significa que a objetiva pode adaptar-se facilmente a qualquer ambiente de viagem.
• AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED VR – A objetiva profissional mais utilizada da gama NIKKOR. Esta imprescindível objetiva grande angular garante um desempenho excecional em condições de pouca luz e uma exposição constante em todo o alcance do zoom. Para ambientes mais exigentes experimentados em viagem, o revestimento de flúor aplicado nos elementos frontais e traseiros da objetiva repele a água, o pó e a sujidade.
• AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED – Esta objetiva de distância focal fixa leve e versátil é a opção perfeita para fotógrafos criativos que pretendem exagerar as perspetivas e demonstrar algo diferente. Graças à ultra-ampla distância focal de 20 mm, à brilhante abertura máxima de f/1.8 e ao design compacto, quer seja a filmar em interiores reduzidos ou a realizar uma reportagem fotográfica, a objetiva superará qualquer desafio.

Equipamento DX:
• AF-S DX NIKKOR 10-24mm f/3.5-4.5G ED – Objetiva ultragrande angular com zoom de 2,4x com um design ótico de elevada qualidade que ajuda a obter imagens com uma resolução e contraste impressionantes e uma distorção reduzida. Para os fotógrafos de viagens, esta objetiva é ideal para fotografar paisagens, exagerar as perspetivas ou para filmar em espaços reduzidos.
• AF-S DX NIKKOR 16-80mm f/2.8-4E ED VR – A objetiva definitiva para os fotógrafos que procuram capturar a vista perfeita nas suas viagens. O corpo leve, a abertura brilhante de f/2.8–4 e o sistema de redução da vibração facilitam o disparo sem tripé.
• AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR – Com zoom de 16,7x e alcance de superteleobjetiva, esta objetiva é a opção perfeita para a fotografia de viagens. O corpo compacto acrescenta versatilidade à objetiva sem sacrificar a qualidade da imagem. Conta com um prático interruptor de bloqueio do zoom que mantém a objetiva segura durante o transporte.

­­­­Tomas conclui, "Seja a capturar um espaço escuro e confinado ou uma paisagem extensa e aberta repleta de contrastes, as objetivas que utilizei permitiram que eu me adaptasse aos desafios de cada lugar com facilidade. Este projeto demonstra a importância de ter a objetiva correta para a fotografia correta e não ter medo de desafiar-se a si próprio e ao seu equipamento para encontrar a beleza oculta dentro de cada espaço."

Os fotógrafos que se sintam inspirados pela série "Look Deeper" e que desejem experimentar e melhorar as suas fotografias de viagens podem aproveitar a promoção de "cashback" (devolução de parte do valor) da câmara Nikon D7500 e das objetivas NIKKOR que Tomas utilizou.

*Fotografia do Big Ben de Londres tirada com a câmara Nikon D800 e com a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8E ED

Acerca de Tomas Sentpetery

Tomas Sentpetery, natural da Eslováquia e com residência em Londres, é um fotógrafo experiente de retratos e paisagens. O seu estilo fotográfico vibrante carateriza-se por imagens dos pontos de referência famosos de Londres enquadrados por céus dramáticos. Tomas também viajou bastante pela Europa e adora descobrir locais ocultos e inexplorados. Graças à sua última série de imagens, Tomas espera atrair e inspirar os fotógrafos de viagens a irem mais além quando partirem para a sua próxima aventura.

Para obter mais informações sobre os produtos premiados da Nikon, consulte www.europe-nikon.com.