12-01-2018

Joel Marklund, embaixador da Nikon, documenta as vidas do povo Sami da Suécia

A comunidade indígena e não representada da Suécia é realçada através de uma poderosa série de retratos

Amesterdão, Países Baixos, 12 de janeiro de 2018 – Joel Marklund, embaixador europeu da Nikon, concluiu um projeto singular caracterizando a comunidade do povo Sami da Suécia – um tema que lhe é muito querido. Com a sua D5 e objetivas NIKKOR, Joel procurou ir além dos estereótipos associados à comunidade Sami ao captar o seu quotidiano através de uma série de retratos íntimos.

Tradicionalmente, o povo Sami habita um território designado por Lapónia (Sápmi), que atravessa as regiões setentrionais da Noruega, da Suécia, da Finlândia e da península de Kola russa. Apesar de estarem divididos pelos limites formais dos quatro países, os Sami existem como um só grupo, unidos pelos laços culturais e linguísticos e por uma identidade comum. Joel pretendia transmitir a verdadeira natureza desta identidade e ultrapassar a perceção superficial dos “criadores de renas que vivem nas montanhas”.

“Nem sempre as melhores histórias são as que se desenrolam nas localizações mais exóticas ou remotas”, disse Marklund.Estava determinado a retratar algo em que acreditava, algo que realmente tinha importância para mim. A história do povo Sami foi contada por poucos, por isso, tendo crescido em Boden, perto de onde algumas comunidades viviam, senti-me quase obrigado a partilhar a sua história e honrado por o fazer.”

Nikon D5, AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G

Nikon D5, AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G

Para documentar como é viver atualmente como um Sami na Suécia, Joel passou seis semanas com a comunidade, integrando-se nas vidas de doze Sami – desde cantores a dançarinos, criadores de tambores e estudantes – para contar a história de cada um. Durante o projeto, Joel combinou a câmara D5 com as objetivas AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G, AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G e AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II.

As imagens de Joel revelam o povo Sami não apenas no seu ambiente tradicional, envergando os trajes tradicionais designados por “gákti”, bem como o seu dia a dia de trabalho, quando estão muito mais interligados com o resto da sociedade. Este contraste cultural está refletido em cada imagem da série.

Por exemplo, Joel encontrou Marika Renhuvud a ajudar a sua família com o abate de renas antes de ficar a saber, após alguns dias a fotografá-la, que Marika era estudante na Academia de Ballet de Estocolmo.

Entretanto, Maxida Marak, que cresceu em Estocolmo antes de partir para viver entre uma comunidade Sami tradicional, regressou à cidade para se tornar uma cantora famosa, enquanto uma outra história reflete a vida de Merethe Kuhmunen, uma estudante empenhada em promover os direitos LGBT na Lapónia (Sápmi).

Pode ler as histórias de cada indivíduo no Web site aqui.

Marklund conclui, “Tinha de fazer justiça a estas pessoas, por isso, o equipamento certo era crucial. As objetivas AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G e AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II são ideais para fotografias de reportagem, enquanto a AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G mostrou ser extraordinária para fotografar em condições de pouca luz.

Este projeto tem sido um verdadeiro percurso de aprendizagem, não só enquanto fotojornalista, mas também como sueco. A oportunidade que a Nikon me proporcionou de fotografar no meu país de origem e conhecer a comunidade Sami foi uma experiência que mudou a minha vida e pela qual estou profundamente grato.”

O Programa de Embaixadores Europeus da Nikon

O Programa de Embaixadores Europeus da Nikon reúne artistas visuais talentosos e influentes que usam as mais recentes tecnologias da indústria e possuem uma consciência das tendências sociais para representarem a época atual. A Nikon desafiou Joel a concretizar o seu projeto fotográfico de sonho, com base no seu reconhecimento a nível mundial enquanto fotógrafo desportivo e fotojornalista.

Para obter mais informações acerca do projeto de Joel, visite a página do seu Projeto Especial.

O kit

Durante o seu projeto, Joel utilizou o seguinte equipamento:

• AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G 
• AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G
• AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II    
• D5 

Acerca de Joel

Joel Marklund é um fotógrafo de renome, especializado em imagens de desporto. Sediado em Estocolmo, é atualmente fotógrafo chefe na principal agência fotográfica de desporto na Suécia, a Bildbyrån. Joel trabalhou em mais de 45 países e realizou a cobertura de vários eventos globais, incluindo cinco Jogos Olímpicos. Publicou o seu trabalho em todo o mundo e ganhou múltiplos prémios com as suas imagens. Estes prémios incluem o “Picture of the Year International”, o Melhor do Fotojornalismo da NPPA e o “Swedish Picture of the Year”.

Todas as imagens são © Joel Marklund.

Para obter mais informações sobre o Programa de Embaixadores Europeus da Nikon, visite www.europe-nikon.com