30-06-2017

Vincent Munier, Embaixador da Nikon, fotografa o leopardo das neves em vias de extinção

Fazer face a altitudes de 5000 m, temperaturas de -35 °C e instabilidade geopolítica para revelar a maravilha natural do Tibete

Amesterdão, Holanda, 30 de junho de 2017 – O Embaixador europeu da Nikon e fotógrafo da vida selvagem Vincent Munier terminou um projeto ambicioso que procurava documentar a vida selvagem mais ameaçada do Tibete. Com o intuito de fotografar esta região relativamente desconhecida e inexplorada, Vincent enfrentou altitudes elevadas, temperaturas glaciais e terrenos acidentados equipado com uma tenda, roupas quentes, as suas Nikon D5 e D500 e objetivas NIKKOR.

Tendo fotografado diversos animais, incluindo o iaque selvagem, a gazela e o antílope do Tibete, a raposa tibetana e o gato-de-pallas, o principal objetivo de Vincent era documentar o leopardo das neves, um animal notavelmente tímido e solitário que está em risco de extinção devido às alterações climáticas.

Aproximar o Homem e a natureza

O Tibete é um local de difícil acesso, não só devido à sua situação geopolítica como também em termos práticos, tendo em conta a sua altitude elevada. Com o auxílio de um guia tibetano local, Vincent chegou a algumas das zonas mais remotas e intactas da região, subindo a altitudes até 5000 metros.

"Sou movido pela curiosidade e pela sede de aventura, por isso as condições meteorológicas e a vida selvagem rara do Tibete representavam o desafio perfeito", comenta Munier. "Quando trabalhamos em condições tão adversas, queremos ter a melhor câmara e as melhores objetivas ao nosso serviço para não perdermos momento algum. Utilizo equipamentos da Nikon desde que tinha 12 anos. Nesta viagem, precisava da fiabilidade Nikon D5, a minha câmara favorita, e da portabilidade da Nikon D500. As objetivas AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR e AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR também foram fundamentais para me ajudar a tirar fotografias de excelente qualidade a uma certa distância".

Dar a conhecer o predador mais esquivo da natureza

Estima-se que o número de leopardos das neves em liberdade tenha diminuído pelo menos 20% em menos de duas décadas.¹ Sendo já uma espécie em risco, os ambientalistas têm-se mostrado cada vez mais preocupados com o futuro do leopardo das neves depois de terem surgido filmes recentes que mostravam leopardos comuns² a partilharem o seu habitat no planalto do Tibete.

Vincent viajou três vezes ao Tibete até encontrar o leopardo das neves. Graças à sua camuflagem e natureza cautelosa, é um animal difícil de avistar e localizar. Na sua terceira viagem, conseguiu manter-se nas proximidades de uma mãe com a sua cria durante dois dias, documentando as suas caçadas com as suas combinações de corpo da câmara e objetivas de eleição.

"Temos uma relação peculiar com a natureza, existe um abismo entre nós", continua Munier. "Quando trabalho nalgum projeto, gosto de ir ao extremo para tentar colmatar esse fosso. Não é fácil e, muitas vezes, o terreno, o clima e mesmo os animais são intimidantes. Porém, é importante que os seres humanos percebam que não são os senhores do mundo. Para mim, é gratificante poder voltar regularmente à natureza e viver sem o conforto doméstico, sujeitando-me às mesmas condições que estas criaturas".

O Programa de Embaixadores Europeus da Nikon

O Programa de Embaixadores Europeus da Nikon reúne artistas visuais talentosos e influentes que usam as mais recentes tecnologias da indústria e possuem uma consciência das tendências sociais para representarem a época atual. A Nikon desafiou Vincent a concretizar o seu projeto fotográfico de sonho, com base no seu reconhecimento a nível mundial enquanto fotógrafo pioneiro da vida selvagem.

Para obter mais informações acerca do projeto de Vincent, visite a página do seu Projeto Especial.

Equipamento utilizado

Durante o seu projeto, Vincent utilizou o seguinte equipamento:

• AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR 
• AF-S NIKKOR 24-120mm f/4G ED VR 
• AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR 
• D5 
• D500

Acerca de Vincent

Vincent Munier especializou-se em fotografia da vida selvagem e de exteriores. Nascido na região dos Vosgos, em França, a paixão de Vincent pela fotografia começou aos 12 anos, quando passava grande parte da sua juventude a capturar a vida selvagem nos bosques que rodeavam o seu lar. Vincent é o primeiro fotógrafo a quem a BBC galardoou o "Prémio Erik Hosking" na modalidade Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo da vida selvagem do ano) em três ocasiões consecutivas. As suas obras são expostas em galerias de arte e são publicadas em prestigiosas revistas internacionais.

Todas as imagens são © Vincent Munier.


¹https://www.wwf.org.uk/wildlife/snow-leopards
²http://www.bbc.co.uk/news/science-environment-38610862