Marsel van Oosten

Vida selvagem e paisagens

As minhas imagens são uma interpretação pessoal e artística da natureza.

Biografia

O holandês Marsel van Oosten começou a sua carreira em publicidade. A fotografia começou como um meio de escape da acelerada vida publicitária, mas foi durante uma viagem à Tanzânia e encontros próximos com os animais de Serengeti que Marsel desenvolveu a sua paixão pela fotografia da vida selvagem. Cinco anos depois, Marsel deixou a publicidade para tornar-se fotógrafo a tempo inteiro.
As imagens de Marsel, que aparecem nas galerias e nos museus de todo o mundo, são famosas pelo seu enquadramento, iluminação, cor e perspetiva. No seu trabalho, tenta manter as suas imagens limpas e organizadas, o que permite ao espetador centrar-se nas qualidades gráficas inerentes da imagem.
Como resultado, em várias ocasiões recebeu prémios de prestígio, como os títulos gerais para: Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de vida selvagem do ano, no Museu de História Natural), Travel Photographer of the Year (Fotógrafo de viagens do ano, TPOTY) e International Nature Photographer of the Year (Fotógrafo de natureza internacional do ano), este último em duas ocasiões nos International Photography Awards (Prémios internacionais de fotografia).
Além disso, a sua montra de prémios inclui: primeiros prémios no European Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo europeu de vida selvagem do ano, no Museu de História Natural) e prémios Nature’s Best International Photography (Melhor fotografia internacional de natureza), dois primeiros prémios Travel Photographer of the Year (Fotógrafo de viagens do ano, TPOTY) e vários prémios Wildlife Photographer of the Year (Fotógrafo de vida selvagem do ano, no Museu de História Natural).
Atualmente, Marsel passa o seu tempo entre Holanda e África do Sul realizando rotas de fotografia de natureza especializadas com a produtora Daniella Sibbing.



O que tenho no meu saco

A minha carteira de fotografias é muito diversa, pelo que é crucial que eu tenha uma ampla seleção de kits para adaptar-me aos diferentes meios em que fotografo. Desde fotografar espécies em perigo de extinção até capturar paisagens distantes, necessito de equipamentos que funcionem nas condições mais adversas, tanto para a natureza como para a vida selvagem. A ampla seleção de câmaras e objetivas da Nikon nunca me dececionou.



Nikon D850

A D850 é uma câmara versátil que utilizo sempre nas minhas sessões. Proporciona a melhor combinação de resolução, velocidade e iluminação, o que a torna extremamente versátil e adequada para muitos campos da fotografia. Consoante os motivos e as condições, costumo alternar a D850 entre a fotografia de natureza e de vida selvagem. Seja como for, tornou-se num elemento absolutamente essencial no meu kit, e nunca saio de casa sem ela.

Ver câmara

Nikon Z 7

Utilizar a Z 7 foi uma experiência completamente nova para mim. O grande diâmetro do encaixe de 55 mm permite absorver bastante luz, o que é perfeito para a fotografia da natureza, especialmente quando não é possível controlar a iluminação com que estamos a trabalhar. Também gostei da sensação de leveza da Z 7. Depressa passou a ser a câmara que anda sempre comigo. É muito compacta e tenho sempre espaço na minha bolsa para transportá-la.

Ver câmara

Nikon D5

A D5 tem sido a minha câmara predileta para a fotografia da vida selvagem. É possível disparar até 12 fps, e o seu seguimento de AF e a visibilidade do visor funcionam especialmente bem quando se captura um motivo que muda de direção como, por exemplo, quando fotografo aves a voar. Além disso, o seu design é muito resistente, pelo que a escolho sempre quando sei que as condições serão adversas. Quer sejam fortes tempestades de areia ou enormes nevascas, a D5 aguenta com tudo.

Ver câmara

NIKKOR Z 24-70mm f/4 S

Adorei combinar a nova objetiva sem espelho da Nikon com a Z 7. Até agora, experimentei-as numa grande variedade de paisagens diferentes, desde os icebergues na Antártida até à savana africana. O que mais impressiona é o encaixe Z ultra-amplo da câmara, que permite que a objetiva capture mais luz em todo o enquadramento. As imagens finais têm uma nitidez de margem a margem e uma cor intensa, resultado que definitivamente obterei nas minhas próximas expedições.

Ver objetiva

AF-S NIKKOR 14-24mm f/2.8G ED

Trabalhar com objetivas com zoom permite criatividade quando disparo. Graças à visão de super grande angular da objetiva de 14-24 mm combinada com a sua ampla abertura de f/2.8, tornou-se na minha objetiva favorita para fotografias noturnas, perfeita para paisagens. Quer seja a capturar a Via Láctea ou a gravar um vídeo noturno, esta objetiva é sempre a minha primeira opção.

Ver objetiva

AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

A objetiva de 24-70 mm é outro elemento básico para a fotografia de paisagens. A sua abertura constante de f/2.8 e a sua nitidez, cor e contraste extraordinários transformam-na numa objetiva verdadeiramente versátil, capaz de disparar em diversas condições. Imprescindível para o meu kit.

Ver objetiva

AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II

A objetiva de 70-200 mm é das minhas favoritas. Oferece nitidez e muita flexibilidade criativa graças ao seu alcance focal. Gosto de utilizá-la para a fotografia de paisagens para isolar os elementos ou comprimir a perspetiva, bem como de utilizá-la para a fotografia da vida selvagem quando quero incluir um pouco do habitat do animal e criar as chamadas "paisagens com animais".

Ver objetiva

AF-S NIKKOR 180-400mm f/4E TC1.4 FL ED VR

Não há dúvidas de que se trata da minha objetiva de vida selvagem favorita. Conta com uma AF rápida e precisa, proporciona muita nitidez e dispõe de um alcance focal surpreendente. Apenas com um toque no botão, posso transformar esta objetiva numa objetiva de 250-560 mm quando necessito de mais distância focal, de modo que, quando um animal se afasta ou se aproxima, posso mantê-lo com o mesmo tamanho no meu enquadramento. Proporciona imagens nítidas e todos os componentes móveis do corpo da objetiva estão selados, o que permite a sua utilização em condições climáticas adversas e em ambientes exteriores difíceis.

Ver objetiva

Conhecer os outros embaixadores da Nikon