Sediado em Amesterdão, Kadir van Lohuizen é professor de fotografia e um dos cofundadores da agência fotográfica NOOR. É fotógrafo profissional desde 1988, inspirando muitas pessoas com o seu trabalho. Kadir decidiu seguir uma carreira em fotografia depois de descobrir a sua paixão por tirar fotografias durante o percurso escolar; contudo foi a sua curiosidade sobre o mundo que realmente moldou a sua carreira.

Fotógrafo freelance toda a sua carreira, Kadir realizou a cobertura de conflitos em África e outros locais, mas é provavelmente mais conhecido pelos seus projetos sobre sete rios do mundo, sobre a indústria dos diamantes, Via PanAm, que aborda a migração contemporânea nas Américas, e “Where will we go”, que fala sobre as consequências humanas da subida do nível dos oceanos. Kadir continua a trabalhar com a NOOR em áreas de conflito, documentando questões globais através da sua fotografia.

Recebeu vários prémios, incluindo dois prémios World Press Photo, um Visa d’Or pelo seu trabalho no Chade e, em 2004, foi premiado com o prestigioso prémio fotográfico holandês Dick Scherpenzeel, pela melhor reportagem sobre o mundo em desenvolvimento.

Foi duas vezes membro do júri do concurso World Press Photo, é membro do Comité Consultivo da World Press Photo e publicou quatro livros de fotografia.

Na sua função enquanto embaixador europeu da Nikon, Kadir irá demonstrar o seu estilo individual, abordagem técnica e ética de trabalho para encorajar outras pessoas a superar os seus limites no âmbito da fotografia.