PROJETOS APOIADOS

Os fotógrafos documentais da NOOR colaboram em projetos do grupo para salientar assuntos de importância global. Os projetos de investigação incluíram “Consequências” (Consequences), sobre as alterações climáticas, “Reflexões sobre a alimentação” (Food For Thought), sobre abastecimento e desperdício alimentar, “O novo Brasil” (The New Brazil), sobre o boom económico do Brasil, “Escravatura nos dias de hoje” (Modern Day Slavery) e “Desvendar África” (Light on Africa).

Projeto “Consequências”

O projeto “Consequências” centra-se em questões relacionadas com as alterações climáticas devido ao aumento das temperaturas globais. Por se tratar de um projeto do grupo plurianual, foi exposto durante a Cimeira Climática das Nações Unidas em Copenhaga, em 2009, que contou com a participação dos fotógrafos da NOOR num painel de discussão com líderes de opinião e decisores políticos internacionais.

Projeto “Soluções”

No seguimento do projeto “Consequências”, o projeto “Soluções” analisa formas de combater as alterações climáticas e centra-se nas pessoas que procuram um modo de vida mais sustentável. Concluído em 2010, este projeto do grupo aborda histórias humanas sobre fontes de energia alternativas, energia renovável e métodos para enfrentar o aumento das temperaturas.

Projeto “O novo Brasil”

Sendo o Brasil um país em rápida transição, o projeto “O novo Brasil” documenta uma sociedade moderna complexa num crescente boom económico. O projeto do grupo NOOR cria um registo presencial dos muitos rostos desta nação de imensos recursos naturais e multiculturalismo dinâmico, que regista uma crescente influência no cenário mundial.

Projeto “Reflexão sobre a alimentação”

O projeto “Reflexão sobre a alimentação” analisa a cadeia de abastecimento e o desperdício alimentar em todo o mundo, incluindo anomalias culturais, como competições de comida nos EUA, em que os participantes devoram comida para ganhar prémios. Dá conta dos movimentos para reduzir o desperdício alimentar, não meramente como um problema económico, mas como um problema de sustentabilidade.

Projeto “Escravatura nos dias de hoje”

No projeto “Escravatura nos dias de hoje”, os fotógrafos NOOR mergulha no mundo sombrio do tráfico de pessoas para escravatura. Este projeto do grupo sensibiliza e salienta a urgência de um problema afeta cerca de 20,9 milhões de pessoas, 27 % das quais crianças, em países de todo o mundo.

Projeto “Desvendar África”

“NOOR on Africa” corresponde, literalmente, a “Light On Africa”, o que poderia ser traduzido para português como “Desvendar África”. Oferece um novo diálogo visual sobre o continente, questionando a forma como as reportagens são realizadas e relatadas. Foram criados retratos de África através de artigos de expressão política e social na Tunísia, no Sudão do Sul, no Gana, em Moçambique, no Burkina Faso e no Botsuana.