02-12-2022

A NIKON E OS SEUS PARCEIROS ANUNCIAM OS VENCEDORES DO CONCURSO ENVIRONMENTAL PHOTOGRAPHER OF THE YEAR 2022

Amesterdão, Países Baixos, sexta-feira, 2 de dezembro de 2022: A Nikon, a CIWEM, a WaterBear e a Arup têm o prazer de anunciar os vencedores do concurso Environmental Photographer of the Year 2022. Agora no seu 15.º ano, a competição anual apresenta algumas das fotografias ambientais mais inspiradoras do mundo, fornecendo uma plataforma internacional para sensibilizar sobre os problemas que colocam o nosso planeta em risco.

O fotógrafo Mehdi Mohebi Pour foi galardoado com o cobiçado prémio Environmental Photographer of the Year pela sua poderosa imagem intitulada "The Bitter Death of Birds" (A amarga morte dos pássaros) (2021). Na fotografia, observa-se apenas três das milhares de aves que morreram na lagoa de Miankaleh, Irão, devido à falta de água e à contaminação, e os esforços dos trabalhadores ambientais a recolher os corpos com o objetivo de evitar doenças. A fotografia vencedora foi escolhida por representar de forma surrealista a natureza circular da vida entre as pessoas e a vida selvagem.

Mehdi Mohebi Pour afirma o seguinte: "Para mim é importantíssimo ter ganho este prestigioso prémio, uma vez que a minha prioridade na vida é fotografar as alterações climáticas e mostrar os danos que estão a ser causados. Quero que as pessoas de todo o mundo conheçam o triste acontecimento da morte dos pássaros no Irão, uma vez que se não reconsiderarmos o nosso estilo de vida e se não cuidarmos do planeta, em breve, o mesmo acontecerá noutros países."

O concurso também presta homenagem aos fotógrafos do futuro. Fayz Khan, de 16 anos, ganhou o prémio Young Environmental Photographer of the Year com a sua cativante imagem intitulada "Beautiful but Hostile Colours on Earth" (Cores belas, mas hostis na terra) (2022). Na fotografia aparecem uns flamingos a voar sobre as águas onde se alimentam, o lago Magadi e o lago Natron no Quénia, que são muito alcalinas e tóxicas para a maioria de outros animais e plantas. A fotografia recebeu elogios por ser muito clássica e por ter uma composição muito boa, mas, ao mesmo tempo, por ressaltar os incalculáveis efeitos da crise climática no Vale de Rift.

Stefan Maier, Diretor-Geral de Marketing, Nikon Europe, comenta: "Estamos encantados por terem escolhido Fayz Kahn como vencedor do prémio Young Environmental Photographer of the Year 2022. A Nikon esteve por detrás de algumas das histórias mais importantes que se contaram através da fotografia durante todo o século passado, e estamos encantados por apoiar um talento tão jovem que contribui para o impacto que continuará a ter a fotografia no futuro enquanto aperfeiçoa as suas capacidades fotográficas."

Este ano, o júri internacional, que conta com a embaixadora da Nikon e ativista Roie Galitz, e a fotógrafa do ambiente e direitos humanos Matilde Gattoni, recebeu candidaturas de mais de 120 territórios de todo o mundo. Participam fotógrafos amadores e profissionais de todas as idades, desde os sete até aos 90 anos de idade. No concurso deste ano também se introduziu um painel de ética para melhorar a responsabilidade e a transparência na seleção das fotografias. Após um minucioso processo de seleção, o júri analisou as fotografias que apresentavam algum problema ético e solicitou informações adicionais aos fotógrafos quando tal era necessário para poder tomar uma decisão informada.

Para obter mais informações sobre os vencedores do Environmental Photographer of the Year deste ano, visite www.epoty.org.

Esta é a lista completa das fotografias vencedoras e dos vencedores do concurso deste ano:

      ● Environmental Photographer of the Year: The Bitter Death of Birds (A amarga morte dos pássaros), Mehdi Mohebi Pour, 2021

      ● Young Environmental Photographer of the Year - Prémio Nikon: Beautiful but Hostile Colours on Earth, (Cores belas, mas hostis na terra), Fayz Khan, 2022

      ● Vision of the Future: Vertical Farming (Agricultura vertical), Arie Basuki, 2022

      ● Recovering Nature: Naturalia: Chronicle Of Contemporary Ruins (Crónica das ruínas contemporâneas), Jonathan "Jonk" Jimenez, 2021

      ● Keeping 1.5 Alive: Chemical Explosion (Explosão química), Subrata Dey, 2022

      ● Adapting for Tomorrow: New Ways to the Future (III) (Novas formas de futuro [III]), Simone Tramonte, 2021

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas, acessórios ou ótica desportiva e de lazer, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento de fotografia permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível. A sua premiada tecnologia ótica desportiva e de lazer permite aproximar o mundo até si, com uma vasta gama de produtos, desde observação de aves e observação astronómica, a teatro, golfe e viagens. Como parceiro visionário de confiança, a Nikon reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.

Acerca da CIWEM

A instituição aprovada para a gestão da água e do ambiente CIWEM (Chartered Institution of Water and Environmental Management) é um organismo profissional independente e uma organização benéfica registada no Reino Unido que trabalha a nível internacional para fomentar a prática da gestão da água e do ambiente. A CIWEM representa uma comunidade de 30.000 profissionais que partilham a mesma visão de um mundo seguro e sustentável. Para obter mais informações, visite: https://www.ciwem.org/

Acerca de WaterBear

A WaterBear é uma inovadora plataforma de streaming que exibe documentários premiados, bem como conteúdos originais - abrangendo biodiversidade, comunidade, ação climática e moda sustentável. Os membros da WaterBear podem transmitir vídeo a qualquer momento, e em qualquer dispositivo, tudo gratuitamente, bem como tomar medidas imediatas e diretas para apoiar as ONG de todo o mundo e criar um futuro melhor para o nosso frágil planeta. Para obter mais informações sobre a WaterBear e para se inscrever, visite: https://www.waterbear.com/

Acerca da Arup

Dedicada ao desenvolvimento sustentável, a Arup é um coletivo de consultores e especialistas a trabalhar em 140 países. Fundada para ser humana e excelente, colaboramos com os nossos clientes e parceiros utilizando imaginação, tecnologia e rigor para moldar um mundo melhor. Para obter mais informações, visite: https://www.arup.com/