11-08-2022

Nikon, CIWEM, WaterBear e ARUP revelam o painel de jurados do Environmental Photographer of the Year 2022

Amesterdão, Países Baixos, 11 de agosto de 2022: A Nikon, em conjunto com a CIWEM, organização benéfica para a gestão da água e do ambiente, a WaterBear, plataforma de streaming gratuita dedicada ao futuro do nosso planeta, e a ARUP, empresa fornecedora de serviços profissionais de desenvolvimento sustentável, tem o prazer de anunciar o painel de jurados para o concurso Environmental Photographer Of The Year 2022 deste ano. O painel inclui um impressionante conjunto de especialistas nas áreas da fotografia, justiça climática e ativismo ambiental.

O júri foi escolhido cuidadosamente de modo a garantir um painel diversificado de jurados premiados, que trabalharão em conjunto para analisar as submissões e selecionar as imagens vencedoras. Este inclui: Daisy Gilardini, fotógrafa de conservação suíça; Roie Galitz, ativista e fotógrafo israelita de vida selvagem; Rehab Eldalil, fotógrafa documental e contadora de histórias visuais egípcia; Victor Moriyama, fotojornalista brasileiro; e Wacera Njagi, editora de fotografia queniana.

O Environmental Photographer Of The Year 2022 está agora no seu 15.º ano e revela algumas das fotografias ambientais mais inspiradoras do mundo. O concurso anual fornece uma plataforma internacional para sensibilizar para os problemas ambientais que colocam o nosso planeta em risco.

Apresentação do painel de jurados premiados deste ano:

  ● Daisy Gilardini, Fotógrafa: Daisy é uma fotógrafa de conservação especializada nas Regiões Polares, com um ênfase particular na vida selvagem da Antártida e nos ursos da América do Norte. As imagens de Daisy foram publicadas a nível internacional, nas principais revistas, como National Geographic, BBC Wildlife, Canadian Geographic, Nature’s Best e Outdoor Photography, entre muitas outras. As suas imagens também foram utilizadas por ONG com uma posição de relevo, como Greenpeace e World Wildlife Fund, entre outras. Desde 2018, trabalha como fotógrafa residente da Canadian Geographic e foi nomeada Greenpeace Antarctic Ambassador e é Embaixadora da Nikon Europe.
  ● Roie Galitz, Fotógrafo: Roie é um fotógrafo de vida selvagem conhecido em todo o mundo, diplomata ambiental, empresário e orador público. A paixão de Roie é estar ao ar livre, a fotografar a vida selvagem e os habitats ameaçados, mas isso também o tornou mais consciente dos perigos para a natureza à medida que a atividade humana aumenta a sua influência. Roie tornou-se Embaixador da Nikon Europe e Greenpeace Ambassador, participou como orador em três TED talks e é orador principal em muitos eventos em todo o mundo. Como empresário, Roie criou várias empresas com o amor pela fotografia, criação e o nosso incrível mundo no coração, incluindo uma escola de fotografia com mais de 30 mil graduados e uma empresa de viagens fotográficas com dezenas de expedições todos os anos.
  ● Rehab Eldalil, Fotógrafa: Rehab é uma fotógrafa documental e contadora de histórias visuais premiada com base no Cairo. O seu trabalho centra-se no tema abrangente da identidade explorado através de práticas criativas participativas. O seu projeto a longo prazo The Longing Of The Stranger Whose Path Has Been Broken foi pré-selecionado para o PHmuseum Women Grant 2021, 6Mois Photojournalism award 2021, Philip Jones awards 2021, Marilyn Stafford award 2021 e Catchlight fellowship 2020. Mais recentemente, Rehab foi premiada com o FotoEvidence W Award 2022 para publicar o seu projeto em formato de livro, o World Press Photo Regional Award 2022 e o Premi Mediterrani Albert Camus 2022.
  ● Victor Moriyama, Fotojornalista: Victor é um fotojornalista brasileiro com base em São Paulo, cobrindo a América do Sul e a floresta tropical amazónica. Os seus trabalhos documentam os processos de violência que prevalecem nas relações sociais e ambientais no Brasil. Os temas recorrentes incluem conflitos agrários, desflorestação e conservação de florestas tropicais e sua biodiversidade, genocídio de populações indígenas e aceleração das mudanças climáticas. Preocupado com a escassez de relatórios aprofundados sobre os conflitos na Amazónia, em 2019 Victor criou o projeto @historiasamazonicas, uma comunidade de fotógrafos latino-americanos empenhados em documentar processos contemporâneos que ocorrem na Amazónia e em definir o presente. A sua ideia é expandir o conhecimento mundial e comprometer a sociedade global com os problemas da maior floresta tropical do mundo. Victor colabora regularmente com o The New York Times, cobrindo a Amazónia e a América Latina.
  ● Wacera Njagi, Editora de fotografia: Com base em Nairobi, Wacera é editora de fotografia na Everyday Africa. O seu trabalho combina design prático para fotografia, direção de arte e gestão de projetos multimédia, utilizando vários meios de comunicação, disciplinas de design e técnicas de pesquisa. Wacera colaborou com equipas de storytelling na World Press Photo Foundation, Black Women Photographers, Code For Africa, The ICRC, entre outras. Através da sua função na Everyday Africa, Wacera esforça-se por criar histórias que transmitam uma visão mais precisa da vida quotidiana africana do que é geralmente visto nos meios de comunicação.

O concurso Environmental Photographer Of The Year 2022 está atualmente aberto para inscrições de fotógrafos profissionais e amadores. A participação é gratuita e para todas as idades. Os participantes estarão a concorrer por prémios em dinheiro e distinções em seis categorias, incluindo o prémio principal de Environmental Photographer Of The Year 2022. As categorias incluem Environmental Photographer Of The Year, Young Environmental Photographer Of The Year, Vision of the Future, Recovering Nature, Keeping 1.5 Alive e Adapting for Tomorrow. Para obter mais informações sobre as categorias deste ano, consulte www.epoty.org/categories-prizes/.

Este ano também foi adicionado um painel de ética que visa melhorar a responsabilidade e a transparência na seleção das fotografias. O painel, composto por especialistas em ética nas áreas do jornalismo e da fotografia, forneceu feedback e orientação sobre as regras do concurso deste ano para apoiar os fotógrafos participantes em questões relacionadas com consentimento, autorizações e representação ética de pessoas e vida selvagem. Para obter mais informações sobre o painel, que ajudará na análise das fotografias durante o processo de seleção de 2022, consulte www.epoty.org/ethics-panel/.

Para obter mais informações, participar e para mais detalhes sobre as regras e os prémios do concurso Environmental Photographer Of The Year, visite www.epoty.org. As inscrições encerram no dia 31 de agosto de 2022 e os vencedores serão anunciados no final de novembro.

Acerca da Nikon Europe

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas, acessórios ou ótica desportiva e de lazer, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica. A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. Para obter mais informações sobre os produtos premiados da Nikon, consulte www.europe-nikon.com.

Acerca da CIWEM

A instituição aprovada para a gestão da água e do ambiente CIWEM (Chartered Institution of Water and Environmental Management) é um organismo profissional independente e uma organização benéfica registada no Reino Unido que trabalha a nível internacional para fomentar a prática da gestão da água e do ambiente. A CIWEM representa uma comunidade de 30.000 profissionais que partilham a mesma visão de um mundo seguro e sustentável. Para obter mais informações, visite www.ciwem.org.

Acerca da WaterBear

A WaterBear é uma inovadora plataforma de streaming que exibe documentários premiados, bem como conteúdos originais - abrangendo biodiversidade, comunidade, ação climática e moda sustentável. Os membros da WaterBear podem transmitir vídeo a qualquer momento, e em qualquer dispositivo, tudo gratuitamente, bem como tomar medidas imediatas e diretas para apoiar as ONG de todo o mundo e criar um futuro melhor para o nosso frágil planeta. Para obter mais informações sobre a WaterBear e para se inscrever, visite: www.waterbear.com.

Acerca da Arup

Dedicada ao desenvolvimento sustentável, a Arup é um coletivo de consultores e especialistas a trabalhar em 140 países. Fundada para ser humana e excelente, colaboramos com os nossos clientes e parceiros utilizando imaginação, tecnologia e rigor para moldar um mundo melhor. Para obter mais informações, visite www.arup.com.