28-10-2021

A NIKON ANUNCIA A EMBLEMÁTICA CÂMARA Z 9

A câmara mirrorless mais avançada da Nikon até à data foi pensada para aqueles que querem ultrapassar os limites da fotografia profissional

Amesterdão, Países Baixos, 28 de outubro de 2021: A Nikon anuncia hoje a Z 9, a sua câmara emblemática mais avançada de sempre. A Z 9 é um passo importante tanto para a Nikon como para a fotografia profissional. A câmara mirrorless conta com um novo sensor CMOS de enquadramento completo empilhado de 45,7 MP, concebido pelos engenheiros da Nikon, e um processador EXPEED 7 extremamente rápido. Dispõe dos sistemas de focagem automática e seguimento 3D mais sofisticados da Nikon até à data, capacidades de filmagem líderes na sua classe, um excecional ecrã do visor eletrónico, velocidades de até 120 fps com focagem automática completa e medição da exposição, entre muitas outras coisas.

Em conjunto com a Z 9, a Nikon também anuncia a NIKKOR Z 100-400mm f/4.5-5.6 VR S, a primeira superteleobjetiva com zoom da série Z, e o Adaptador de encaixe FTZ II, que melhora ainda mais a facilidade de utilização do Adaptador de encaixe FTZ.

A Z 9 foi concebida para aqueles que querem ultrapassar os limites da fotografia e da filmagem. É perfeita para fotógrafos profissionais da vida selvagem, do desporto e fotojornalistas que exigem um visor eletrónico (EVF), uma focagem automática (AF) e uma funcionalidade excecionais, além de uma robustez que supera até a da D6. A Z 9 também é ideal para os profissionais da moda e da publicidade, que necessitam de tirar o máximo partido da sua criatividade com imagens fixas e filmagens de elevada resolução, e para os criadores de filmagens que desejam obter resultados de qualidade em locais de produção eficazes e ágeis.

"A Z 9 é a câmara mais avançada que alguma vez criámos. Está mais além de tudo o que existe hoje", afirma Dirk Jasper, Diretor de produto, da Nikon Europe. "São poucas as câmaras que têm a capacidade de mudar de verdade as "regras do jogo", e esta é uma delas. Com a extraordinária capacidade de processamento, a velocidade, as tecnologias baseadas em IA e a ergonomia da Z 9, os fotógrafos podem superar como nunca qualquer desafio que surja em termos de iluminação, do motivo e do meio envolvente. Com as capacidades técnicas da câmara, os profissionais poderão elevar o seu próprio jogo para um novo nível."

Principais funcionalidades da Z 9

Desempenho do seguimento de AF e 3D extraordinário
O sistema de AF de 493 pontos inclui 405 pontos AF de área automática, cinco vezes mais do que a Z 7II, ao passo que os 10 modos de área de AF permitem aos utilizadores otimizar a sua configuração de AF para qualquer trabalho. Entretanto, a IA de Deep Learning potencia a deteção simultânea e avançada de até nove tipos de motivos diferentes. Isto combina-se com o sistema de seguimento 3D, o primeiro na gama de câmaras mirrorless da Nikon, que ajuda a capturar cada momento importante. A Z 9 compreende o que está a ser fotografado, quer sejam pessoas e as suas características, ou animais e veículos, e reage de imediato às alterações de posição, orientação ou velocidade do motivo.

Capacidades de filmagem que mudam as regras do jogo
A incrível potência da fotografia da Z 9 permite aos utilizadores gravar requintadas filmagens 8K 24p a 60p e 4K 24p a 120p de formato completo e filmagens temporizadas na câmara. É possível gravar filmes de vídeo 8K a 30p durante aproximadamente 125 minutos seguidos, um recorde entre todas as câmaras mirrorless¹. Além disso, a compatibilidade com o formato de gravação ProRes 422 HQ² que atende de forma confiável a ampla gama de demandas de produção de vídeo. E uma próxima atualização de firmware permitirá gravar filmagens RAW 8K em 60p³ extremamente suaves. O sistema de AF/AE completo e a AF de deteção de olhos é compatível com a filmagem de vídeo, já que o novo formato N-RAW da Nikon mantém os tamanhos de ficheiro gerenciáveis⁴.

Velocidade incrível
Capture mais de 1000 fotogramas⁵ em formato RAW com a máxima resolução a 20 fps numa só sequência, também é possível capture até 120 fps em aproximadamente 11 MP em qualidade de imagem JPEG normal com a capacidade de AF/AE completa no novo modo C+. A velocidade de scaneamento mais rápida do mundo⁶ praticamente elimina a distorção de rolling shutter, de tal forma que o obturador mecânico desapareceu. As velocidades do obturador de 1/32 000 combinam-se com a capacidade de a câmara disparar com 64 ISO para proporcionar uma incrível profundidade de campo, mesmo em condições de iluminação extremamente brilhantes.

Visibilidade constante, em tempo real
A Z 9 inclui o ecrã do visor eletrónico mais luminoso (3000 nits), com tecnologia de transmissão dupla que garante disparos em direto, sem blackout, para que os fotógrafos nunca percam um momento. O ecrã da Z 9 proporciona uma visualização contínua e autêntica em tempo real, o que significa que se um motivo se mover ou se houver a menor alteração na cena a ser fotografada, o utilizador dará por isso.

Ergonomia e robustez
Pela primeira vez numa câmara Nikon, a Z 9 está equipada com um monitor inclinável vertical e horizontal de 4 eixos que permite aos fotógrafos adaptarem-se ao momento com um enquadramento rápido e flexível. Trata-se de uma ferramenta profissional por todos os lados. A ergonomia da câmara, como a disposição dos botões, foi aperfeiçoada e melhorada com base nas sugestões dos fotógrafos profissionais. Por outro lado, a sua robustez vai além da D6, o que garante que os utilizadores podem capturar tudo, mesmo nas condições mais adversas. O novo botão do modo AF permite aos utilizadores alternar o modo AF e o modo de área de AF durante o disparo através do visor, ao passo que os painéis de controlo LCD superior e traseiro e os botões principais se iluminam ao passar o dedo pelo botão de alimentação para mudar facilmente as definições na escuridão.

A NIKKOR Z 100-400mm f/4.5-5.6 VR S

A companheira rápida, nítida e versátil das câmaras Z da Nikon. A NIKKOR Z 100-400mm f/4.5-5.6 VR S foca de forma rápida e silenciosa para seguir os motivos que se movem com rapidez com total precisão, mesmo que os seus movimentos sejam erráticos. O seu alcance de teleobjetiva com zoom de 100-400 mm e o seu desempenho ótico superior proporcionam resultados excecionais numa grande variedade de situações, quer o motivo esteja relativamente perto ou longe. A isto junta-se o potente desempenho da VR, equivalente a 5,5 stops, que permite aos fotógrafos disparar com a câmara na mão a velocidades do obturador mais lentas sem sacrificar a nitidez. A distância de focagem mínima é de apenas 0,75 m na extremidade de grande angular do alcance do zoom e de 0,98 m em toda a extensão.

O Adaptador de encaixe FTZ II

O Adaptador de encaixe FTZ II melhora ainda mais a facilidade de utilização do Adaptador de encaixe FTZ existente graças a um design otimizado. Admite aproximadamente 360 objetivas NIKKOR F desde o tipo AI em diante, o que permite utilizar as objetivas NIKKOR F existentes com as câmaras da série Z. O Adaptador de encaixe FTZ II pode ser utilizado com um punho vertical e diversos acessórios de filmagem, e permite mudar de objetiva sem desmontar a câmara do tripé.

Funcionalidades adicionais da Z 9

• Corpo compacto: 20% mais pequena do que a D6, com um punho profundo que permite um controlo seguro para o disparo horizontal e vertical
• Forjada com uma liga de magnésio para conseguir o equilíbrio perfeito entre força e leveza
• O extenso isolamento contra intempéries protege tanto a câmara como as objetivas da série Z e os adaptadores de encaixe em qualquer situação
• O revestimento condutor cria um campo magnético que repele as partículas de pó do sensor de forma ativa
• A gama ISO nativa de 64 a 25600 (ampliável até 32-102400, equivalente) combina-se com um algoritmo avançado de redução de ruído e uma redução da cintilação integrada na câmara

Às 17:00 de hoje, ocorrerá uma breve transmissão em direto no canal do YouTube da Nikon Europe, com Perguntas e Respostas sobre o lançamento da Z 9.

No dia 5 de novembro, entre as 12:00 e as 20:00, ocorrerá um evento virtual exclusivo, #NikonDays, para apresentar a nova câmara emblemática da Nikon; além disso, os profissionais da Nikon falarão de tudo relacionado com a gama Z! Não perca as sessões de perguntas e respostas, as masterclasses e os tutoriais. O evento é gratuito e contará com palestras de fotógrafos inspiradores que foram dos primeiros a utilizar a Z 9. Registe-se já para assistir às sessões. O espaço é limitado.

Para participar no evento, registe o seu lugar aqui: https://nikondays.nikoneurope.com
Para obter o programa completo, visite https://nikondays.nikoneurope.com

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas ou acessórios, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível.

Como parceiro visionário de confiança, reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.


¹ Com base na pesquisa da Nikon, em outubro de 2021.
² Compatível com até 4K / 60p, exceto Full HD / 24p, 25p e 30p.
³ É necessário atualizar o firmware (disponível na 2022) para poder gravar filmagem 8K/60p na câmara.
⁴ N-RAW permite obter ficheiros de qualidade RAW com aproximadamente metade do tamanho de ficheiro dos ficheiros ProRes RAW. Apenas é possível gravar em N-RAW depois de uma atualização de firmware (disponível na 2022).
⁵ Quando utilizar cartões ProGrade Digital Cobalt CFexpress.
⁶ Entre todas as câmaras mirrorless com mais de 30 MP em outubro de 2021. Com base na pesquisa da Nikon.
⁷ Entre as câmaras mirrorless de enquadramento completo em outubro de 2021. Com base na pesquisa da Nikon.