27-08-2019

A NIKON PUBLICA UMA LUT 3D DEDICADA PARA N-LOG E ANUNCIA O APOIO DA SAÍDA DE VÍDEO RAW PARA A NIKON Z 7 E Z 6

Amesterdão, Países Baixos, 27 de agosto de 2019: A Nikon apresenta hoje uma LUT (tabela de referência) dedicada para a videografia N-Log, que é uma característica das câmaras Nikon Z 7Z 6. No final deste ano será lançada uma nova atualização de firmware para as câmaras Z 7Z 6 que oferecerá compatibilidade com a saída de vídeo RAW diretamente desde a câmara. Este firmware permitirá a gravação em formato de vídeo ProRes RAW no monitor/gravador Ninja V 4K HDR fabricado por ATOMOS, colaborador da Nikon no desenvolvimento da tecnologia de saída de vídeo RAW.

Com este lançamento de firmware, as Nikon Z 7Z 6 serão as primeiras câmaras de consumo compatíveis com a saída de vídeo RAW, atualmente apenas disponível em câmaras de cinema profissionais. Os ficheiros de vídeo RAW proporcionam as informações mais complexas, tais como os dados RAW de uma imagem fixa. Ao fornecer ainda mais flexibilidade à classificação da cor de pós-produção, a compatibilidade com a saída de vídeo RAW coloca às câmaras mirrorless da Nikon no mesmo nível das câmaras de cinema profissionais, tornando-as numa opção acessível para a produção de vídeo em grande escala. A função de saída de vídeo RAW requer uma atualização interna adicional que deverá ser realizada num centro de serviço local da Nikon, o que implicará uma taxa de serviço.

A LUT dedicada para N-Log da Nikon é compatível com o espaço de cor Rec. 709 e está disponível em várias versões, o que permite aos utilizadores aplicar facilmente diferentes aspetos. É também uma LUT 3D, o que permite ajustar a luminosidade, a saturação e a matiz, para além das cores RGB. Uma LUT consiste em dados predefinidos de valores de cor RGB, utilizados para transformar a aparência de filmes de vídeo na classificação de cor de pós-produção. A gravação de saída HDMI em N-Log da Z 7 e da Z 6 está otimizada para a gravação de 10 bits, fazendo sobressair a gama dinâmica completa do sensor de imagem. Regista uma rica informação de gradação em marcações e sombras para permitir uma classificação de cor mais flexível.

A LUT estará disponível para transferência, gratuitamente, desde as páginas da Nikon Z 6 e Z 7 no Centro de transferências da Nikon: https://downloadcenter.nikonimglib.com/.

- Tenha em atenção que deve rever a configuração interna na câmara durante uma sessão de serviço num centro de serviço autorizado da Nikon para permitir a ativação da saída de vídeo RAW. Este serviço implica taxas locais.