14-04-2022

A NIKON LANÇA UM NOVO FIRMWARE PARA A SÉRIE Z E UM CARTÃO DE MEMÓRIA DE ALTA CAPACIDADE

Amesterdão, Países Baixos, 14 de abril de 2022: A Nikon anunciou hoje o lançamento de um novo firmware para a câmara mirrorless de ponta Z 9 e câmaras mirrorless Z 7II e Z 6II. O firmware versão 2.0 para a Z 9 oferece várias atualizações de alto desempenho, o que permite a esta câmara manter desempenhos ideais em fotografias e filmagens. O firmware versão 1.4 para a Z 6II e a Z 7II melhora a focagem tanto para fotografias como para filmagens. Além disso, a Nikon lança hoje o cartão de memória CFexpress 660 GB (Tipo B) da Nikon, que se adaptará facilmente à alta resolução da gravação de filmagens e às velocidades fenomenais de captura de sequências da Z 9.

Para aqueles que efetuam filmagens, o firmware versão 2.0 para a Z 9 oferece grandes upgrades. Os amantes de filmagem poderão gravar filmagens RAW 8.3K/60p diretamente na câmara, bem como filmes Ultra HD 4K/60p incrivelmente nítidos com sobreamostragem a partir do formato 8K. Além disso, a gravação 12 bits diretamente na câmara será possível graças ao formato ProRes RAW HQ (até 4K/60p) ou ao novo formato N-RAW da Nikon (até 8K/60p e 4K/120p). Outras novas funcionalidades, que respondem aos pedidos de profissionais que utilizam a Z 9, incluem um monitor de formas de onda, um indicador de enquadramento REC vermelho, bem como um menu i personalizado para uma apresentação prática das definições da filmagem durante a gravação.

O firmware versão 2.0 para a Z 9 oferece também upgrades essenciais para os fotógrafos. Após a atualização, as configurações AF podem ser personalizadas com um dos 20 modelos de AF de área ampla selecionáveis, e uma taxa de atualização mais elevada (até 120 fps) pode ser ativada para o ecrã do visor eletrónico (3000 nits) da câmara. Foram adicionadas outras novas funções, como a captura de imagens com pré-desbloqueio e a possibilidade de recuperar as posições de focagem com a ajuda de vários botões da câmara.

Para as câmaras Z 6II e Z 7II, o firmware versão 1.4 refina o algoritmo AF de área automática para melhorar a focagem dos motivos situados em primeiro plano, no centro do enquadramento. Além disso, o suporte da focagem manual linear permitirá aos amantes de filmagem reproduzir a distância de focagem entre os pontos A e B com uma precisão extrema. E ambas as câmaras tornar-se-ão compatíveis com o controlo remoto Bluetooth ML-L7 da Nikon.

Por fim, o novo cartão de memória CFexpress 660 GB (Tipo B) da Nikon, também anunciado hoje, é um cartão de alta capacidade compatível com a Z 9. Concebido para responder às exigências do disparo contínuo a alta velocidade e para a gravação de filmagens superior a 8K a velocidades de disparo elevadas, alcança velocidades de leitura até 1700 MB/s e velocidades de escrita até 1500 MB/s.

Firmware versão 2.0 para a Z 9 — disponível no centro de transferências da Nikon a partir de 20 de abril de 2022

Filmagem 8.3K/60p, integrada na câmara: grave internamente filmagens RAW 8.3K no formato 60p extremamente suave. Dispare em N-RAW para gravar filmagens 8.3K com resolução muito elevada (8256 × 4644), utilizando toda a largura do sensor da Z 9.
Filmagem 4K UHD com sobreamostragem a partir de 8K: grave filmes Ultra HD 4K/60p incrivelmente nítidos com sobreamostragem a partir do formato 8K.¹
Gravação na câmara em formato RAW de 12 bits: com ProRes RAW HQ (até 4K/60p) ou o novo formato N-RAW da Nikon (até 8K/60p e 4K/120p).
Monitor de formas de onda: confirme exposições complicadas rapidamente, quer dispare com N-Log ou RAW.
Menu i personalizado: veja simultaneamente no monitor as principais definições de filmagem. Confirme a resolução e a velocidade de disparo através do ecrã superior da câmara. 
Enquadramento REC vermelho: um enquadramento REC vermelho aparecerá no monitor quando pressionar o botão de filmagem.
Fotografias 8K: extraia imagens estáticas de alta resolução consecutivas de até 10 segundos de filmes em formato 8K.
Até 20 padrões de AF de área ampla selecionáveis: mantenha a focagem fixada na ação e evite obstáculos fixos, como redes de ténis ou barreiras.
VR Eletrónico — taxa de atualização até 120 fps: para o ecrã do visor eletrónico (3000 nits) da câmara. Ideal para capturar motivos em movimento rápido, como carros de corrida.
Recuperação da focagem: atribua posições de focagem a vários botões da câmara. Cada botão pode utilizar-se para uma posição de focagem independente ou para a mesma.
Captura de imagens com pré-desbloqueio: grave imagens até um segundo antes de pressionar por completo o botão de disparo do obturador. Configure uma sequência posterior ao disparo durante um máximo de quatro segundos.

Mas há mais! Para obter a lista completa de atualizações do firmware versão 2.0, consulte o Centro de transferências da Nikon.

Firmware versão 1.4 para a Z 7II e a Z 6II — disponível no centro de transferências da Nikon (Z 7II/Z 6II) a partir de 20 de abril de 2022

AF de área automática melhorada: melhor deteção e focagem dos motivos situados em primeiro plano, no centro do enquadramento.
Suporte da focagem manual linear: os amantes de filmagem poderão reproduzir com precisão a distância de focagem entre os pontos A e B.
Compatibilidade com o controlo remoto Bluetooth ML-L7 da Nikon: permite controlar as funções principais da câmara ao fotografar remotamente. Dispõe de botões separados para disparo do obturador e gravação de filmagens.

Consulte o Centro de transferências da Nikon para transferir o firmware versão 1.4 para a Z 7II e o firmware versão 1.4 para a Z 6II.

¹ Pode gravar filmes 4K UHD com sobreamostragem a partir de 8K em formatos de filmagem baseados em FX de [4128×2322 60p/50p] ou [3840×2160/60p/50p].

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas, acessórios ou ótica desportiva e de lazer, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento de fotografia permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível. A sua premiada tecnologia ótica desportiva e de lazer permite aproximar o mundo até si, com uma vasta gama de produtos, desde observação de aves e observação astronómica, a teatro, golfe e viagens.

Como parceiro visionário de confiança, a Nikon reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.