22-10-2020

A NIKON ANUNCIA O REGRESSO DO NIKON PHOTO CONTEST 2020-2021

Os fotógrafos são convidados a enviar as suas inscrições a partir de 22 de outubro

Amesterdão, Países Baixos, 22 de outubro de 2020:A Nikon Europe tem o prazer de anunciar o regresso do seu concurso internacional bianual de fotografia – o Nikon Photo Contest 2020-2021 – com fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo a serem convidados a enviar as suas inscrições a partir de hoje.

O Nikon Photo Contest 2020-2021 irá incluir uma competição fotográfica e uma de curtas metragens, as quais aceitarão inscrições nas categorias Open (Livre) e Next Generation (Próxima geração).

O tema da categoria Open é “Connect” (Ligação) em que será solicitado aos que estão por detrás das objetivas que explorem o significado e a importância da comunicação, bem como, dos vínculos que ligam as pessoas ao mundo. Através das suas imagens, os fotógrafos devem exprimir a sua perspetiva única sobre a “ligação” que observam em seu redor.

A categoria Next Generation, aberta a fotógrafos de idade igual ou inferior a 25 anos, irá incidir sobre “Passion” (Paixão). O próprio significado da palavra evoca ação, suscita empatia e tem o poder de mudar o futuro. Por vezes, pode até fazer mover o mundo, que é exatamente o foco desta categoria. Os juízes vão procurar aquelas imagens que transmitem uma forte sensação de paixão pura e dedicada, independentemente do tema.

O painel distinto de juízes deste ano irá uma vez mais ser liderado pelo Diretor Artístico Nevile Brody. Figura influente com uma carreira que abrange já três décadas, Brody já trabalhou em tudo, desde capas de álbuns de música a desenvolvimento de marcas empresariais para algumas das empresas globais mais conhecidas a nível mundial e continua a ser uma inspiração para muitos artistas, incluindo jovens fotógrafos que irão liderar a próxima geração.

O Nikon Photo Contest é um dos maiores concursos de fotografia a nível mundial. Realiza-se desde 1969 e até à data, mais de 440 000 fotógrafos apresentaram mais de 1,71 milhões de trabalhos fotográficos, fazendo deste um verdadeiro evento internacional. No concurso anterior (37.º), que celebrou o seu 50.º aniversário o ano passado, um total de cerca de 33 000 fotógrafos de 170 países enviaram 97 369 trabalhos. O número de participantes e de inscrições foi o mais elevado de sempre.

O concurso está aberto a todos os fotógrafos profissionais e amadores, independentemente da idade, sexo ou nacionalidade. Encontrará mais pormenores sobre as categorias do concurso, bem como informação sobre como participar no website do Nikon Photo Contest. Os vencedores deverão ser anunciados em julho de 2021.