30-05-2018

Tendências da fotografia de casamentos 2018

A Nikon apresenta um "lookbook" no qual os fotógrafos e influenciadores mais importantes de toda a Europa fazem as suas previsões para as tendências da fotografia de casamentos

Amesterdão, Países Baixos, 30 de maio de 2018: Depois da criação em 2017 do Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon, a Nikon apresenta o seu primeiro "lookbook" de fotografia de casamentos – um guia de tendências clássicas, atuais e emergentes que contém as previsões de importantes fotógrafos e influenciadores do setor de casamentos da Nikon de toda a Europa.

Inspirado nos seus próprios portefólios e na sua experiência de muitos anos, o Coletivo prevê três novas tendências de fotografia de casamentos para 2018. Além disso, acredita que estas tendências terão mais relevância nos próximos anos. As fotografias durante a "hora mágica" e a "fotografia editorial" serão sempre um clássico, mas o Coletivo acredita que há três tendências chave que serão cada vez mais relevantes durante esta temporada e nas seguintes.

"Estilo de moda", fotografia de Ross Harvey tirada com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G

"Simplicidade", fotografia de Nadia Meli tirada com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G

Estilo de moda

Inspirado nos editoriais de moda e nos vestidos de noiva dos grandes designers, o Coletivo prevê que cada vez mais casais de noivos desejem que as suas fotografias tenham o estilo do mundo da moda. As noivas com vestidos de designers vão querer também que as suas fotografias tenham um estilo de "designer", em vez do tradicional estilo de estúdio tão popular no passado.

Simplicidade

Alguns estilos de fotografia centram-se demasiado nos detalhes e utilizam acessórios em excesso. O Coletivo prevê que darão lugar a uma tendência completamente nova. O Coletivo acredita que, em 2018, alguns casais centrar-se-ão nos aspetos básicos e que as fotografias se destaquem pela sua simplicidade, pureza e sobriedade.

Apenas profissionais

Atualmente, as redes sociais fazem parte da nossa vida diária, mas o Coletivo afirma que já há casais que pedem aos seus convidados que não tirem nem partilhem fotografias da cerimónia. Desta forma, prevê que se recorrerá cada vez mais à fotografia de casamentos profissional, de forma que o fotógrafo capture cada momento e emoção com naturalidade, e os convidados prestem toda a sua atenção aos acontecimentos que ocorrem.

"Apenas profissionais", fotografia de Chloé Lapeyssonnie tirada com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

"Simplicidade", fotografia de Simona Smrčková e Kamil Saliba tirada com a D750 e a objetiva AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G

O "lookbook" do Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon está ilustrado com excelentes fotografias de casamentos da vida real, todas tiradas com câmaras Nikon e objetivas NIKKOR. Para além de apresentar as tendências futuras, o Coletivo partilha também as suas tendências clássicas e atuais favoritas. São as tendências preferidas dos seus clientes. Por exemplo, "a utilização criativa do flash", "a luz com contraste" e "o estilo de reportagem".

As imagens estão acompanhadas de sugestões e de conselhos práticos destinados a fotógrafos de casamentos de qualquer nível sobre como conseguir os estilos das imagens.

Ao falar sobre a sua participação na criação do "lookbook" do Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon, a fotógrafa de casamentos francesa Chloé Lapeyssonnie comentou: "Trabalhei em imensos casamentos e fui testemunha das mudanças e da evolução da fotografia de casamentos. Espero que as tendências identificadas com a Nikon inspirem os fotógrafos e que estes continuem a experimentar e a descobrir novos estilos, bem como que mostrem aos novos fotógrafos que um casamento pode ser fotografado de muitas formas diferentes. Foi um prazer unir-me aos restantes fotógrafos e influenciadores da Nikon para partilhar experiências e conhecimentos."

O "lookbook" está disponível online e pode ser consultado no Website de Nikon Europe: "Lookbook" de fotografia de casamentos. Pode obter mais informações sobre o Coletivo europeu de fotógrafos de casamentos da Nikon aqui.

Equipamento da Nikon incluído no "lookbook":

Corpos de câmara
• D850
• D750

Objetivas
• AF-S NIKKOR 35mm f/1.4G
• AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G
• AF-S NIKKOR 20mm f/1.8G ED
• AF-S NIKKOR 28mm f/1.8G
• AF-S NIKKOR 85mm f/1.8G
• AF-S NIKKOR 24-70mm f/2.8G ED

Flash
• Speedlight SB-700