27-07-2016

Recriar retratos com a AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED

Amesterdão, Holanda, 27 de julho de 2016: a Nikon lança a AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED e acrescenta outra joia à sua gama de objetivas rápidas de distância focal fixa no formato FX com f/1.4. Sendo a única objetiva de 105 mm com focagem automática no mercado com uma abertura máxima de f/1.4, trata-se de uma fantástica adição à gama NIKKOR. Os profissionais que pretendem alcançar novos níveis de arte em retratos e moda poderão desfrutar de um controlo estético excecional.

A AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED é uma digna sucessora da famosa objetiva NIKKOR 105mm f/2.5 da Nikon. Quer os fotógrafos estejam a trabalhar com luz disponível ou no estúdio, a construção ótica completamente nova proporciona uma nitidez de margem a margem sem rival e uma requintada desfocagem do fundo (bokeh). A distância focal de 105 mm e a pequena distância de focagem de 1 m permitem fotografias de retratos que abrangem todo o enquadramento sem a necessidade de cortar. O desempenho da abertura ampla é imbatível e os motivos são reproduzidos com uma claridade perfeita mesmo quando se fotografa na abertura máxima.

De modo a assegurar um desempenho excecional no modo de retrato, os engenheiros da Nikon prestaram atenção especial à resolução nas áreas exteriores do enquadramento. Como tal, o reflexo com efeito de coma sagital é efetivamente minimizado para uma reprodução superior de pontos de luz como finos pontos arredondados, mesmo nas periferias de uma imagem. A diminuição da luz na periferia é controlada de modo a reter a luminosidade no enquadramento, mesmo ao fotografar com a abertura máxima com o foco no infinito. Graças ao design ótico exclusivo, a intensidade do efeito tremido da imagem muda suavemente para desfocagem do fundo (bokeh) sem cantos irregulares. As imagens são reproduzidas com uma profundidade e uma dimensão verdadeiramente memoráveis.

Dirk Jasper, Gestor de marketing de produtos, Nikon Europe, declara: "A AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED é uma adição incrível à lendária gama f/1.4 da Nikon. Com base num legado de excelência que remonta às primeiras objetivas Nikon de encaixe F, o seu desempenho ótico geral e a resolução são extraordinários: ultrapassa mesmo as objetivas de 85 mm para retratos topo de gama da Nikon. Desde os detalhes nos melhores tecidos até às gradações de cor no cabelo de um motivo, esta objetiva verdadeiramente distinta permitirá que os fotógrafos coloquem uma marca muito pessoal nos seus retratos."

Funcionalidades chave adicionais

Diafragma circular de nove lâminas
As nove lâminas de abertura redonda diminuem a difração, proporcionando uma reprodução fiel dos elementos de uma cena.

Rápida, estável, suave
Um mecanismo de abertura eletromagnético permite um controlo excecionalmente estável da exposição automática - mesmo durante uma sequência a alta velocidade. A focagem automática é suave, silenciosa e rápida, graças ao SWM (Motor silencioso) da Nikon.

Óticas lendárias NIKKOR
O Revestimento de nanocristais reduz os efeitos de ghosting e o reflexo. Três elementos de vidro ED (dispersão super baixa) minimizam a aberração cromática longitudinal. O revestimento de flúor da Nikon protege os elementos frontal e traseiro da objetiva e torna-os mais fáceis de limpar.