George Karbus

Vida selvagem

Quero mostrar que a natureza espera por nós. Acredito que para podermos salvar o mundo, temos de amar o mundo – e é isso que quero inspirar nas pessoas.

Sobre o projeto especial

O Embaixador da Nikon, George Karbus, partilha um pouco sobre como é a vida por baixo da superfície dos nossos vastos oceanos, percorrendo o mundo e captando a beleza única do mundo subaquático e das espécies extraordinárias que nele residem.



P: Onde iniciou o seu percurso na fotografia? O que o inspirou a fotografar a vida marinha subaquática?

Em pequeno, o meu pai ensinou-me a fazer snorkel no Mar Negro e passei sempre muito tempo a fazer mergulho livre em Maiorca. Mais tarde, quando me mudei para a costa ocidental da Irlanda, tudo se conjugou. Encontrei um golfinho roaz solitário incrível ao largo da costa, e com as minhas Nikon D70 e D200, passei algum tempo a fotografá-lo e aos movimentos que fazia.





P: Que desafios enfrenta ao fotografar animais debaixo de água?

Trabalho principalmente com mamíferos grandes e rápidos como, por exemplo, baleias e golfinhos, por isso estar preparado para me movimentar rapidamente é o maior desafio.









P: Ao fazer mergulho livre junto de vida selvagem oceânica, como é que se certifica de que não perturba esses animais no seu habitat natural?

Tive os melhores professores! Quinze anos de mergulho livre e milhares de horas na água, a respeitar as criaturas marinhas à medida que aprendia a nadar com elas.
Estas experiências ensinaram-me como mergulhar sem esforço e a deslizar pela água. Aprendi a ler a linguagem corporal dos mamíferos marinhos, uma aptidão que uso em todos os locais que visito a nível mundial.
Acredito que as melhores fotografias surgem quando existe uma ligação com o motivo animal, quando este está descontraído e confortável na nossa presença.





P: Como é que o seu equipamento Nikon o ajuda a realizar fotografia de paisagem e oceanográfica, assim como fotografia subaquática?

A Nikon D850 em conjunto com a objetiva AF-S FISHEYE NIKKOR 8-15mm f/3.5-4.5E ED é uma combinação fantástica para a maioria das minhas fotografias subaquáticas. Adoro a focagem automática e a resolução elevada da D850, e as capacidades de velocidade e de funcionamento em luz reduzida fazem dela uma câmara espantosamente versátil.






P: Que mensagem espera transmitir com o seu Projeto Especial?

Com a minha história, quero mostrar que a natureza espera por nós. Quero inspirar as pessoas a regressarem à natureza e a desenvolverem uma ligação com ela.
Estamos constantemente a eliminar fontes de alimento de animais no oceano, o que terá sérias implicações para os ecossistemas naturais, ao passo que o impacto das alterações climáticas no nosso mundo natural e nas espécies que nele residem é agora impossível de ignorar.
Graças à Internet e às redes sociais, temos um maior acesso a informação e a conteúdos sobre o nosso planeta e sobre como podemos ajudar a recuperá-lo. Acredito que para podermos salvar o mundo, temos de amar o mundo – e é isso que quero inspirar nas pessoas.


Conhecer os outros embaixadores da Nikon