21-10-2022

A NIKON ANUNCIA A DATA DE INSCRIÇÃO PARA O 39.º CONCURSO ANUAL NIKON PHOTO CONTEST

Amesterdão, Países Baixos, 21 de outubro: A Nikon tem o prazer de anunciar que as candidaturas à 39.ª edição do Nikon Photo Contest estarão abertas a partir de 27 de outubro às 6:00 CET. As candidaturas serão encerradas a 13 de fevereiro de 2023 às 6:00 CET.

Tal como nos concursos anteriores, os participantes de 2022-2023 têm a opção de enviar fotografias e videografia. “Beloved” (Adorado) é o tema da competição fotográfica, onde a Nikon procurará imagens que expressem as prioridades individuais a partir de uma variedade de perspetivas nas categorias “Single Photo” (Fotografia simples) ou “Photo Story” (História fotográfica).   

O tema do concurso de filmes é “Next Steps” (Próximos passos) – as participações nas categorias “Short Film” (Curta-metragem) e “Super Short Film” (Super curta-metragem) devem expressar o crescimento futuro e a evolução do mundo.

O conceituado painel de juízes deste ano será liderado por Sarah Leen, a primeira mulher a ocupar o cargo de direção de fotografia da revista National Geographic e da National Geographic Partners. Em 2020, Sarah estabeleceu o Visual Thinking Collective, uma comunidade de editoras, professoras e curadoras especializada na criação e gestão de projetos orientados visualmente. 

Sobre a sua nomeação como juiz principal, Sarah comenta:

“A minha esperança para o Nikon Photo Contest é reunir histórias que representem o nosso mundo atual. Estamos a começar a habituar-nos a um novo modo de vida, após três anos de isolamento e medo da pandemia de COVID-19. Agora, temos novas oportunidades e novas possibilidades. Por isso, pense no seu mundo, pense no que viu mudar e crescer e agora existe como novas oportunidades. Estou realmente ansiosa por ver trabalhos vindos de todo o mundo. Com este concurso, temos a oportunidade de mostrar onde estamos atualmente e contar as nossas histórias, contar as suas histórias pessoais.”

O Nikon Photo Contest foi realizado pela primeira vez em 1969 e é atualmente o maior concurso de fotografia internacional do mundo. Tem como objetivo enriquecer a cultura da imagem, proporcionando uma oportunidade aos fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo para se expressarem e interagirem. No concurso anterior, um total de 26 000 participantes de 150 países e regiões de todo o mundo apresentou mais de 65 000 fotografias.

O concurso está aberto a todos os fotógrafos profissionais e amadores, independentemente da idade, sexo ou nacionalidade. Encontrará mais pormenores sobre as categorias do concurso, bem como informação sobre como participar no website do Nikon Photo Contest. Os vencedores deverão ser anunciados em julho de 2023.

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder de produtos e serviços de fotografia a nível mundial. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas, acessórios ou ótica desportiva e de lazer, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento de fotografia permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível. A sua premiada tecnologia ótica desportiva e de lazer permite aproximar o mundo até si, com uma vasta gama de produtos, desde observação de aves e observação astronómica, a teatro, golfe e viagens. Como parceiro visionário de confiança, a Nikon reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.