02-06-2021

A NIKON ANUNCIA O LANÇAMENTO DE NX FIELD, UM NOVO SISTEMA DE DISPARO À DISTÂNCIA PARA PROFISSIONAIS

Amesterdão, Países Baixos, 2 de junho de 2021 – A Nikon tem o prazer de anunciar o lançamento do seu novo sistema de disparo à distância, NX Field, previsto para 17 de junho de 2021. O NX Field apoiará os fotógrafos de desporto e fotojornalistas, ao permitir-lhes associar várias câmaras digitais SLR da Nikon, utilizar e ajustar as definições e carregar automaticamente as imagens capturadas com as câmaras para um servidor de FTP¹.

A comercialização do NX Field será assegurada pelos Nikon Professional Services (NPS), a organização encarregada pela Nikon de oferecer assistência e serviços aos fotógrafos profissionais de todo o mundo. O sistema é compatível com as câmaras digitais SLR Nikon D6 e Nikon D5, e será em breve compatível com as câmaras mirrorless, como Nikon Z 9, Z 7II e Z 6II.

Ao conectar várias câmaras digitais SLR da Nikon compatíveis, o sistema permite à câmara "principal" controlar em simultâneo o disparo do obturador nas câmaras remotas. As câmaras podem ser conectadas através de um cabo LAN com fios ou LAN sem fios².

Depois de transferir a aplicação NX Field, o utilizador pode controlar o disparo do obturador nas câmaras remotas a partir do smartphone ou do tablet. A aplicação permite efetuar facilmente um determinado número de tarefas à distância, como verificar o Live View através da objetiva, modificar as definições da câmara e verificar e carregar as imagens capturadas com as câmaras.

O NX Field suporta o disparo remoto através de 5G³ ou da Internet: ou seja, pode ser utilizado em movimento. Pode, por exemplo, acionar as câmaras localizadas em Tóquio sem estar presencialmente no Japão.

Por outro lado, o NX Field permite fotografar momentos decisivos e fugazes a partir de perspetivas e de ângulos antes considerados problemáticos, pois as câmaras remotas podem ser colocadas em locais de difícil acesso, como a linha de chegada de uma corrida ou o teto de um estádio.

Além disso, as imagens capturadas com a câmara principal e as câmaras remotas podem ser carregadas automática e imediatamente para um servidor de FTP.

A Nikon compromete-se a melhorar o NX Field para facilitar o trabalho dos fotógrafos de desporto e dos fotojornalistas que estão na primeira linha.

Para utilizar o NX Field, o utilizador deve instalar o firmware (a pagar) dedicado na câmara, bem como a aplicação NX Field⁴ num dispositivo inteligente. Consulte o Website de NPS para obter mais informações sobre a instalação.

¹ FTP significa "protocolo de transferência de ficheiros".
² A ligação sem fios é possível quando o transmissor sem fios WT-5 ou WT-6 é utilizado.
³ Aplicam-se algumas limitações. É necessário um router compatível com reencaminhamento de portas. Recomendamos utilizar uma rede privada virtual (VPN) para proteger a comunicação quando utiliza a Internet para comandar uma câmara remota.
⁴ A aplicação NX Field para dispositivos inteligentes pode ser transferida gratuitamente na App Store®. Depois de o firmware dedicado ser instalado, pode ser utilizado um iPhone® ou um iPad® no qual a aplicação tenha sido instalada. Consulte o Website de NPS para obter mais informações.

Acerca da Nikon

A Nikon é uma fornecedora líder no mundo de produtos e serviços de fotografia. A sua inovadora tecnologia ótica, quer sejam câmaras de consumo, câmaras profissionais, objetivas ou acessórios, baseia-se em mais de 100 anos de experiência. A marca é mundialmente conhecida por estabelecer novos standards de design e desempenho: as revolucionárias câmaras mirrorless da série Z da Nikon e as objetivas NIKKOR Z representam uma nova dimensão de qualidade ótica.

A Nikon está empenhada em liderar a cultura da fotografia e permite que alguns dos melhores artistas visuais do mundo alcancem o seu potencial criativo através da narração de histórias visuais. O seu premiado equipamento permite aos fotógrafos e videógrafos materializar a sua visão criativa ao mais alto nível.

Como parceiro visionário de confiança, reúne criadores de conteúdo de todos os níveis através da sua ativa comunidade, da sua experiência técnica incomparável e do acesso a recursos educativos graças a iniciativas como The Nikon School.