16-05-2019

A Nikon lança a versão 2.0 do firmware para a Nikon Z 7 e a Nikon Z 6

O novo firmware introduz a função Deteção de rostos e olhos ativada, a ampliação da gama de deteção de AF com pouca luz e a adição do seguimento AE no modo contínuo a alta velocidade (ampliado).

Amesterdão, Países Baixos, 16 de maio de 2019: a Nikon anunciou hoje o lançamento da versão 2.0 do firmware, que melhorará ainda mais o desempenho das suas câmaras mirrorless de enquadramento completo, a Nikon Z 7 e a Nikon Z 6.

As seguintes funções principais, incluídas na atualização, continuarão a aumentar as possibilidades de expressão visual:

1. Função Deteção de rostos e olhos ativada (AF) em modo de imagens estáticas 
2. Ampliação da gama de deteção de AF com pouca luz 
3. Adição do seguimento de exposição automática (AE) ao modo contínuo a alta velocidade (ampliado)

Principais funcionalidades da versão 2.0 do firmware

1. Função Deteção de rostos e olhos ativada (AF) em modo de imagens estáticas
A nova função Deteção de rostos e olhos ativada deteta automaticamente e foca os olhos humanos no modo AF de área automática (AF-S, AF-C). Quando se detetam os olhos de várias pessoas, é possível utilizar o multisseletor ou o seletor secundário para selecionar em que olho se foca a câmara, incluindo quando se olha através do visor eletrónico. Quando a fotografia é tirada, o utilizador pode verificar facilmente se a imagem está focada ao pressionar o botão "OK" para aproximar o olho que se pretendia focar.

2. Ampliação da gama de deteção de AF com pouca luz
O novo firmware permite uma focagem automática ainda mais rápida ao gravar cenas escuras ou com pouca luz, tanto com a fotografia de imagens estáticas como com a gravação de vídeo. Amplia a gama de deteção de AF* de −1 EV a −2 EV na Z 7 e de −2 EV a −3,5 EV na Z 6. Quando a função AF com pouca luz da Z 6 está ativada, a gama de deteção de AF* com pouca luz disponível será ampliada** de −4 EV a −6 EV, pelo que poderá focar automaticamente com condições ainda mais escuras.

3. Seguimento de exposição automática (AE) no modo contínuo a alta velocidade (ampliado)
Anteriormente, a exposição era bloqueada com o primeiro disparo numa sequência de disparo contínuo a alta velocidade. No entanto, a versão 2.0 do firmware adiciona suporte para o seguimento de AE no modo contínuo a alta velocidade (ampliado), o que permite às câmaras seguir a exposição tal como acontece com a focagem (seguimento de AF). Isto garante que todas as imagens capturadas com uma sequência de disparo contínuo a alta velocidade não só estão focadas, como também apresentam uma exposição de grande qualidade, mesmo quando a luminosidade da cena é alterada durante a sequência.

O novo firmware pode ser transferido (de forma gratuita) desde o Centro de transferências da Nikon: https://downloadcenter.nikonimglib.com/

NOTES TO EDITORS
* Com a fotografia de imagens estáticas no modo AF-S, 100 ISO, objetiva de f/2.0 a 20 °C
**A gama de deteção de AF com pouca luz não excederá −4 EV com a Z 7