12-05-2016

A Nikon recebe Prémios TIPA 2016 em três categorias pelas câmaras SLR digitais Nikon D5 e D500 e pela aplicação SnapBridge

Amesterdão, Holanda, 12 de maio de 2016: A Nikon Corporation anuncia com satisfação que três dos seus produtos irão receber os prestigiados Prémios TIPA 2016 patrocinados pela Technical Image Press Association (TIPA), uma autoridade mundial no setor da fotografia e da imagem. A câmara DSLR Nikon D5 foi selecionada para os prémios de Melhor DSLR Profissional/Ação, a Nikon D500 para o prémio de Melhor APS-C DSLR Especialista e a aplicação SnapBridge para o prémio de Melhor Inovação de Imagem.

Os melhores produtos fotográficos e de imagem lançados entre 1 de abril de 2015 e 31 de março de 2016 em várias categorias foram selecionados para os Prémios TIPA 2016 através da votação de editores de revistas prestigiadas de câmaras e de imagem de todo o mundo.

Consulte o Website dos Prémios TIPA 2016 para obter mais informações.

Comentários da TIPA acerca da Nikon D5 – vencedora dos prémios de Melhor DSLR Profissional/Ação

O motor de processamento de imagem EXPEED 5 integrado na D5 proporciona um processamento de alta velocidade e baixo ruído necessário para vídeo 4K UHD, bem como um disparo contínuo de alta velocidade de, aproximadamente, 12 fps (com seguimento AF e AE). Com uma única sequência de disparo contínuo, é possível captar até 200 imagens RAW de 14 bits com compressão sem perda. O novo módulo de sensor de focagem automática Multi-CAM 20K está densamente equipado com 153 pontos de focagem (99 são sensores de tipo cruzado posicionados em áreas centrais e periféricas) que abrangem uma área ampla do enquadramento. Além disso, é possível extrair de filmes 4K UHD imagens JPEG fixas com uma contagem de pixels de, aproximadamente, 8 megapixels. A D5 suporta a sensibilidade standard mais elevada na história da Nikon (ISO 102400) e, com uma gama de deteção AF que começa com apenas −4 EV, é possível a focagem automática de motivos de iluminação reduzida e de baixo contraste.

Comentários da TIPA acerca da Nikon D500 – vencedora do prémio de Melhor APS-C DSLR Especialista

A adoção do novo motor de processamento de imagem EXPEED 5 e de um novo sensor CMOS de formato DX da Nikon para a D500 permitiu alcançar uma gama de sensibilidade standard alargada (ISO 100–51200), expansível até ao equivalente a ISO 1640000 (Hi 5). A D500 proporciona um disparo contínuo de alta velocidade até, aproximadamente, 10 fps (com seguimento AF e AE) para até 79 disparos de imagens RAW sem compressão de 14 bits numa única sequência. Além das imagens fixas, a D500 suporta a gravação de filmes 4K UHD (3840 × 2160)/30p, full HD e temporizados. Está equipada com um monitor de ecrã tátil de 3,2 polegadas e aproximadamente 2 360 000 pontos para maior facilidade de visualização e disparo. Esta câmara consegue gravar, ao mesmo tempo, em ranhuras de cartões XQD e SD e é compatível com a aplicação SnapBridge, para uma ligação perfeita da câmara a um dispositivo inteligente, o que permite aos utilizadores transferir e partilhar imagens.

Comentários da TIPA acerca da aplicação SnapBridge – vencedora do prémio de Melhor Inovação de Imagem

A aplicação SnapBridge permite uma ligação perfeita entre uma câmara e um dispositivo inteligente através de uma ligação Bluetooth eficiente em termos energéticos e de baixo consumo de energia. Uma vez instalada, a SnapBridge permite a transferência imediata de imagens para um dispositivo inteligente a partir da câmara, sendo possível emparelhá-la com até cinco dispositivos inteligentes. Durante o disparo, é possível transferir e armazenar automaticamente imagens JPEG originais ou cópias JPEG mais pequenas de 2 MP (full HD) em dispositivos inteligentes. Além disso, é possível incluir dois tipos de informações incorporadas, nomeadamente direitos de autor, informações de disparo, comentários e logótipos. Esta aplicação suporta ainda o disparo remoto a partir do dispositivo inteligente, o que permite aos utilizadores enquadrar e pré-visualizar as fotografias em tempo real através do ecrã do dispositivo inteligente e, em determinadas câmaras, utilizar funcionalidades como o auto-temporizador.

A marca nominativa e os logótipos Bluetooth® são marcas comerciais registadas da Bluetooth SIG, Inc. e qualquer utilização destas marcas por parte da Nikon Corporation está sujeita a licença.