26-04-2016

A Nikon anuncia os vencedores do Nikon European Film Festival anual

O concurso de curtas-metragens, em parceria com a Raindance e o realizador galardoado com um óscar Asif Kapadia, anuncia "Not a Pizza Order" como vencedor do Grand Prix

Amesterdão, Países Baixos, 26 de abril de 2016 – A Nikon anuncia hoje os vencedores do seu Festival, em colaboração com a organização de filmes independentes, Raindance, e o realizador galardoado com um óscar, Asif Kapadia. "Not A Pizza Order" de Cécile Ragot, França, leva o prémio Grand Prix (Grande prémio). Cécile irá receber um kit de filmagem Nikon D810 e uma viagem de estabelecimento de contactos de uma semana, com todas as despesas pagas, ao Festival de Cinema de Cannes em maio de 2016.

Mais de 550 realizadores de curtas-metragens de toda a Europa enviaram as suas candidaturas para o Nikon European Film Festival, agora no seu segundo ano. Ao explorar o tema "Momentos do dia a dia", os entusiastas e os realizadores profissionais foram desafiados a criar uma curta-metragem, com uma duração até 140 segundos, que transforme um momento comum numa narrativa criativa.

Os vencedores foram decididos pelo júri, cujo presidente é o realizador do documentário galardoado com um óscar "Amy", Asif Kapadia. Juntaram-se a ele o fotógrafo e realizador nomeado para um Emmy, Pieter ten Hoopen, o fundador do festival de filmes independentes Raindance, Elliot Grove e Dirk Jasper, da Nikon Europa.

"Not A Pizza Order", de Cécile Ragot, foi selecionado como o vencedor do Grand Prix pelo júri durante a sessão de decisão final no British Film Institute, em Londres. Todos os membros do júri ficaram impressionados por este poderoso filme que realça a luta contra a violência doméstica. Ao transformar uma aparente chamada de rotina numa apelativa história no grande ecrã, foi aclamada pela sua memorável narrativa cinematográfica, complementada pela sua incrível competência técnica.

Os vencedores das restantes categorias selecionados pelo júri foram:
  - Best Narrative (Melhor narrativa) – "Bad Luck" (Azar), de Martin Taube, Suécia 
  - Technical Excellence (Excelência técnica) – "Evasion" (Evasão), de Pierre le Gall, França 
  - Best Student Entry (Melhor trabalho de estudante) – "Diamondjaw", de Tormi Torop, Estónia 

O vencedor do prémio People’s Choice (Escolha do público), com base nos gostos e nas partilhas individuais recebidos no Web site do Nikon Film Festival, foi "At Night They Work" (Trabalham à noite), de Ad van Brunschot, Países Baixos.

Asif Kapadia, Presidente do júri da Nikon European Film Festival, comentou: “Os filmes que se destacaram tinham uma ideia e uma história realmente poderosas, que me levaram numa pequena jornada. Senti, a nível pessoal, que "Not a Pizza Order" era uma curta-metragem incrivelmente poderosa. Pensamos que é uma comédia, mas, na verdade, é uma obra de arte realmente séria sobre um tema muito importante. Estou sempre à procura de filmes que permaneçam comigo, seja uma imagem, um momento ou algo que me faça lembrar desse filme. Considero que os filmes galardoados são todos brilhantes.”

Elliot Grove, Fundador da Raindance e membro do Júri do Nikon European Film Festival, acrescentou: “Ficámos surpreendidos pela elevada qualidade dos filmes enviados e, sobretudo, com a diversidade da interpretação do tema "Momentos do dia a dia". Como realizador e conselheiro geral de filmes independentes, estou encantado com o facto de a Nikon estar a encorajar os realizadores aspirantes na Europa e em todo o mundo a desenvolverem o seu talento e a recompensá-los com a tecnologia de que precisam para aperfeiçoarem as suas técnicas."

Cécile Ragot, vencedora do prémio Grand Prix deste ano, afirmou: "Este prémio é um fantástico incentivo para continuar a fazer filmes. Estou muito agradecida aos membros do Júri. Faço filmes na esperança de que possam vir a ter um impacto na vida ou nas perspetivas das pessoas e este prémio significa que posso provavelmente tornar esta esperança numa realidade."

Categorias e prémios

O vencedor do prémio Grand Prix irá receber um kit de filmagem Nikon D810 e uma viagem de estabelecimento de contactos de uma semana, com todas as despesas pagas, ao Festival de Cinema de Cannes em maio de 2016, como convidado especial da Raindance.

Os dois vencedores das subcategorias de "Best Narrative" e "Technical Excellence" irão receber uma Nikon D750 e um prémio monetário de 3000 euros, enquanto o "Best Student Entry" recebe uma Nikon D750 e um prémio monetário de 2000 euros. O realizador vencedor do "People’s Choice" receberá um kit de filmagem Nikon D750.