2010-10-01

A Nikon lança o Nikon Photo Contest International 2010-2011

Amesterdão, Holanda, XX 2010 A Nikon Corporation anunciou o lançamento do Nikon Photo Contest International deste ano com um convite às inscrições de fotógrafos de todos os níveis de competência de todo o mundo. A cumprir o seu 33º aniversário, a competição global constitui um dos concursos mais importantes e inspiradores do mundo. As inscrições serão aceites entre 1 de Setembro e 30 de Novembro de 2010 e os vencedores serão anunciados em Junho de 2011.

O 33º Nikon Photo Contest International proporciona uma oportunidade de os fotógrafos exibirem o seu trabalho e de contribuírem para a cultura fotográfica.

Desde que se realizou pela primeira vez, em 1969, o concurso tem ganho popularidade de uma forma constante com mais de 320 000 fotógrafos que, colectivamente, apresentaram mais de 1 310 000 fotografias. Em 2008-2009, mais de 18 000 fotógrafos de 153 países apresentaram mais de 51 000 fotografias. Estes números representam recordes para o maior número de entradas pela maior quantidade de candidatos do maior número de países de sempre, confirmando o Nikon Photo Contest International como o maior do mundo.

As inscrições para o concurso de 2010-2011 serão aceites para duas categorias. A primeira categoria é uma categoria de tema livre (A) e a segunda tem por base o tema "Energia” (B). As fotografias de qualquer motivo ou tema são aceites na categoria de tema livre. As inscrições para a categoria “Energia” devem ser fotografias que captem a energia de vistas e motivos que inspirem, motivem ou sensibilizem o fotógrafo ou as pessoas que visualizem a imagem.

O Prémio Revelação é atribuído para proporcionar aos fotógrafos mais jovens uma oportunidade para partilharem as suas fotografias e um objectivo para o qual eles possam trabalhar, e há muitas fotografias registadas por jovens fotógrafos de cada vez que este concurso se realiza.

As participações serão avaliadas por fotógrafos em actividade no palco mundial. De um total de 53 prémios atribuídos, uma fotografia receberá o Grande Prémio, 16 fotografias de cada categoria receberão o primeiro, segundo e terceiro prémios; quatro fotografias submetidas por fotógrafos com idades até 29 anos (inclusive) receberão Prémios Revelação e 16 segundos classificados do Prémio Revelação serão seleccionados.

Birgitta Olson, Directora-geral de Comunicações na Nikon Europe B.V. afirmou: “A Nikon pretende estimular as pessoas de todo o mundo a descobrirem o prazer da fotografia, permitindo-lhes e permitindo a outros experimentar o poder comunicativo das imagens. Estamos convictos de que todos os concorrentes vão destacar-se, uma vez mais, e estar à altura deste emocionante desafio."

Os vencedores serão anunciados em Junho de 2011, estando planeada uma exposição das fotografias vencedoras.*
*O local e datas da exposição serão decididos posteriormente.

• Requisitos de inscrição
Pode participar qualquer fotógrafo profissional ou amador, independentemente da idade, sexo ou nacionalidade.

• Temas e categorias das fotografias
Categoria

A Tema livre

B Energia

* As fotografias que apresentem a livre expressão de qualquer motivo que tenha estimulado o fotógrafo serão aceites na categoria de tema livre.

* As participações na categoria “Energia” devem ser fotografias que captem a energia de vistas e motivos que inspirem, motivem ou sensibilizem o fotógrafo ou as pessoas que visualizarem a imagem.

* A mesma fotografia não pode participar nas duas categorias.

• Período de inscrição
1 de Setembro (quarta-feira) a 30 de Novembro (terça-feira) de 2010


• Método de inscrição
Os dados de imagem serão aceites via Internet. Preencha o impresso de candidatura no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011 (http://www.nikon-npci.com/) e transmita os dados de imagem através do formulário.

Número de participações: Podem ser apresentadas 2 fotografias por cada categoria (total de 4).
Formato de participação: Serão aceites dados de imagem captados com uma câmara fotográfica digital (excluindo os captados por câmaras digitais de formato médio e maiores) e dados de imagem criados pela digitalização de uma imagem captada com uma câmara de película (35 mm ou APS). Imagens que tenham sido melhoradas ou editadas digitalmente com software também serão aceites.
Tamanho de ficheiro: 10 MB ou menos por ficheiro
Formato de ficheiro dos dados de imagem: apenas JPEG
Preencha o impresso de candidatura no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011 (http://www.nikon-npci.com/) e transmita os dados de imagem através do formulário.


• Decisão e anúncio
As participações serão avaliadas por um painel imparcial de fotógrafos de renome em actividade no palco mundial. Os vencedores serão anunciados até ao fim de Junho de 2011 no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011 (http://www.nikon-npci.com/).


• Recompensas e prémios
Os beneficiários de um total de 53 recompensas e prémios receberão produtos de imagem Nikon. Além dos seus prémios, 21 beneficiários do Grande Prémio, Prémios Revelação e segundos classificados dos Prémios Revelação serão autorizados a exibir as suas participações no concurso Mini Gallery. A Mini Gallery será acessível a partir do Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011 (http://www.nikon-npci.com/).
Serão atribuídos os seguintes prémios.

- Grande Prémio: 1
• Câmara digital D3S SLR da Nikon
• NIKKOR AF-S de 24 mm f/1.4G ED
• NIKKOR AF-S de 24-70 mm f/2.8G ED
•A fotografia vencedora será incluída na Mini Gallery no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011

- Primeiro lugar: 1 de cada categoria (2 no total)
•Câmara digital D300S SLR da Nikon
•Speedlight SB-900
•NIKKOR AF-S DX de 18-200 mm f/3.5-5.6G ED VR II
•NIKKOR AF-S de 16-35 mm f/4G ED VR

- Segundo lugar: 5 de cada categoria (10 no total)
•Câmara digital D5000 SLR da Nikon
•AF-S DX NIKKOR Micro de 85 mm f/3.5G ED VR

- Terceiro lugar: 10 de cada categoria (20 no total)
•Câmara digital D3000 SLR da Nikon
•NIKKOR AF-S DX de 18-55 mm f/3.5-5.6G VR

- Prémio Revelação: 4 no total, independentemente da categoria
•Câmara digital Nikon COOLPIX P6000
•As fotografias serão incluídas na Mini Gallery no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011

- Prémio Revelação Segundos classificados: 16 no total, independentemente da categoria
•Câmara digital Nikon COOLPIX S1000pj
•As fotografias serão incluídas na Mini Gallery no Web site do Nikon Photo Contest International 2010-2011

Os prémios a serem atribuídos estão sujeitos a alteração sem aviso prévio. Os prémios não podem ser trocados por numerário.