13/09/2012

Nikon apresenta a D600

A Nikon anuncia hoje uma nova D-SLR com formato FX de 24,3 megapíxeis, a Nikon D600.

A menor e mais leve D-SLR de imagem completa da Nikon alguma vez criada, a compacta Nikon D600 irá mudar as regras do jogo para fotógrafos entusiastas.

Equipada com um sensor de imagem FX que estava anteriormente reservado para câmaras profissionais, a surpreendentemente leve Nikon D600 dará a muitos mais fotógrafos a oportunidade de explorar a vantagem da imagem completa e de elevar a sua fotografia a outro nível. Da verdadeira grande angular até à super teleobjetiva, esta câmara irá possibilitar-lhe a descoberta de novos mundos de detalhe e profundidade fotográfica, e alimentar uma paixão pela fotografia com imagens vívidas que falam por si.

Dirk Jasper, Gestor Profissional de Produtos, Nikon Europe, declarou: “Estamos muito entusiasmados com o potencial da Nikon D600 em levar os modelos FX a uma diversidade de fotógrafos mais ampla do que nunca. Muitos verdadeiros entusiastas esperam há muito por isto. O facto de esta câmara herdar algumas das tecnologias mais recentes das nossas câmaras profissionais significa que é realmente inovadora no seu segmento.”

O sensor CMOS com formato FX (imagem completa) de 24,3 megapíxeis recentemente desenvolvido pela Nikon proporciona níveis extraordinários de detalhe e gama de tonalidades, mesmo em situações de luminosidade reduzida.

Da verdadeira grande angular até à super teleobjetiva, a conversão A/D de 14 bits e a excelente relação de sinal/ruído possibilitam imagens de qualidade notável com baixo ruído e ampla gama dinâmica mesmo com sensibilidades ISO elevadas.

Dispondo de uma gama ISO de 100-6400, extensível no máximo até 25.600 (equivalente) e no mínimo até 50 (equivalente), a capacidade com iluminação reduzida é soberba. Os sistemas de redução de ruído inteligentes da câmara gerem o ruído sem sacrificar os pequenos pormenores, permitindo uma flexibilidade excecional em todas as condições de iluminação: as imagens são nítidas e limpas, mesmo em definições ISO mais elevadas.

Equipada com o mesmo motor de processamento da imagem EXPEED 3 inovador que a emblemática D4 da Nikon, a Nikon D600 realiza facilmente tarefas exigentes em termos de dados sem sacrificar a velocidade e a qualidade.

O processamento de imagem de 16 bits fornece cores e tonalidades mais ricas do que nunca, proporcionando gradações suaves com tonalidade e detalhe abundante ao longo da escala até ao branco puro, mesmo ao fotografar em formato JPEG.

A Nikon D600 permite uma aquisição superior do motivo em qualquer iluminação graças ao sistema AF de 39 pontos Multi-CAM4800 da Nikon que possui a sensibilidade AF herdada da emblemática D4.

Compatível com objetivas de abertura aberta combinada até f/8 e sensíveis até -1 EV (ISO 100, 20 °C/68 °F), é possível tirar fotografias nítidas mesmo em condições de iluminação exigentes. Diversos modos AF tais como o AF de área dinâmica e o seguimento 3D mantêm a focagem até mesmo nos motivos mais pequenos, por muito imprevisíveis que possam ser os seus movimentos.

Baseada na mesma tecnologia que a aclamada D800 da Nikon, a função D-Movie de área múltipla da Nikon D600 oferece toda a flexibilidade necessária para fotógrafos que querem gravar vídeo. Uma grande diversidade de aplicações de filmagem, uma variedade abrangente de fotogramas por segundo e controlos personalizados convenientes, que permitem o controlo total sobre a operação de visualização em direto ao filmar, são combinadas para garantir a filmagem em formato grande no seu melhor.

Fotogramas por segundo: vídeos Full HD (1080p) podem ser gravados em opções de 30p, 25p e 24p, com opções de 60p, 50p e 25p disponíveis a 720p. Os vídeos em Full HD podem ter até cerca de 29 minutos e 59 segundos de duração.

Modo de área múltipla: a gravação em Full HD (1080p) é possível tanto em formatos com base em FX e DX, permitindo uma liberdade de expressão excecional.

Controlo de áudio de alta fidelidade: com a Nikon D600 os seus vídeos soam tão bem como o seu aspeto. Uma entrada para microfone permite a utilização de um microfone estéreo externo para gravação de som nítido e existe uma saída de áudio para auscultadores externos.

Saída HDMI não comprimida: a Nikon D600 oferece a possibilidade de um fluxo de saída de vídeo em direto não comprimido em 1080p para gravadores externos, que baixará automaticamente para 1080i se for detetada a utilização de um monitor externo. Os dados não comprimidos são transmitidos de acordo com o tamanho de imagem e velocidade de disparo designados, estando livres da sobreposição de informação que pode ser exibida simultaneamente no monitor TFT da câmara.

O sistema avançado de reconhecimento de cenas da Nikon D600 incorpora o conceituado sensor de medição RGB de 2.016 píxeis da Nikon que analisa meticulosamente cada cena para uma precisão espantosa. Consegue detetar rostos humanos com uma exatidão espantosa através do visor ótico e reconhecer as cores e a luminosidade de uma cena com uma precisão sem precedentes.

Este nível de análise de cena pormenorizado é igualmente utilizado para suportar uma focagem automática mais exata, exposição automática e exposição de flash i-TTL que resulta numa ampla gama de situações de composição e iluminação. Por exemplo, o acompanhamento 3D do motivo foi particularmente melhorado quando estiver a fotografar motivos mais pequenos.

Implementação do sistema AF Multi-CAM4800 altamente aclamado da Nikon - com definições de cobertura de 9, 21 e 39 pontos configurável ou selecionável individualmente - o módulo do sensor e os algoritmos da focagem automática foram reconfigurados para melhorar de forma significativa as capacidades de sensibilidade de aquisição com fraca iluminação para ser compatível com uma abertura combinada até f/8 com deteção até -1 EV (ISO 100, 20 °C/68 °F).

A seleção simplificada dos modos AF tais como AF-A, AF-S e AF-C é agora possível sem tirar os olhos do visor.

A surpreendentemente leve Nikon D600 é ​​a primeira câmara de imagem completa da Nikon a apresentar uma construção tão compacta. Combinada com opções avançadas de transferência de imagens, fornece a liberdade de capturar, e partilhar, a perspetiva integral a partir de qualquer lugar.

Compacta, leve e resistente: concebida para resistir a condições difíceis, a Nikon D600 possui coberturas superior e traseira em liga de magnésio e pesa apenas 760 g (sem bateria). Com uma resistência a intempéries ao mesmo nível que a SLR D800 profissional da Nikon, fornece uma maior resistência à humidade e poeiras.

Gestão de alimentação eficiente: uma nova conceção dos circuitos da D800 permite agora cerca de 900 disparos de imagens fixas ou cerca de 60 minutos de visualização em direto de filmagem. Tudo com uma carga de uma bateria de iões de lítio recarregável EN-EL15.

Suportes de armazenamento: ranhuras duplas para cartões SD de velocidade elevada que suportam cartões de memória SDXC e UHS-I.

Transferência de dados: a Nikon D600 permite uma transferência de dados de velocidade elevada com USB Hi-Speed e transferência de imagens sem fios com o adaptador móvel WU-1b opcional.

Concebida para alimentar a paixão pela fotografia em qualquer situação, a resposta rápida da Nikon D600, um funcionamento fiável e controlos e botões convenientemente posicionados permitem um manuseamento suave e confortável e a flexibilidade para responder rapidamente até mesmo às oportunidades de disparo inesperadas.

Resposta rápida: o arranque é de cerca de 0,13 segundos, o retardamento de disparo do obturador é minimizado para aprox. 0,052 segundos, com uma capacidade contínua de cerca de 5,5 fps em formato FX e DX.

Obturador de precisão e durabilidade elevada: a unidade do obturador foi testada com 150.000 ciclos de libertação para provar a durabilidade e precisão. Inclui um intervalo de velocidade de 1/4000 a 30 s; inclui um monitor do obturador de diagnóstico automático inteligente e uma unidade de acionamento concebida para reduzir a exigência de alimentação quando o obturador está levantado por períodos prolongados durante filmagens.

Precisão de 8 cm (3,2 pol.), monitor LCD com ângulo de visualização amplo com cerca de 921.000 pontos com controlo automático da luminosidade do monitor: produz uma reprodução de imagem nítida com uma ampla capacidade de reprodução de cores. A luminosidade do LCD é ajustada automaticamente de acordo com o ambiente de visualização.

Visor ótico de prisma de vidro: com uma cobertura do enquadramento de aproximadamente 100% e ampliação de 0,7x (objetiva de 50 mm f/1.4 em infinito, -1,0 m⁻¹).

Horizonte virtual eletrónico de eixo duplo: oferece confirmação exata de nível de disparo ao permitir que verifique o monitor LCD, ou o visor, relativamente à posição da câmara em relação ao plano horizontal e ao seu tom (rotação para a frente ou para trás).

Ergonomia melhorada: os botões e os discos foram dispostos de forma estratégica para uma operação fluida. As melhorias em redor do botão de disparo do obturador significam que o seu dedo indicador pode assentar confortavelmente durante longos períodos de tempo, ao passo que o botão de gravação de vídeo designado significa que está pronto a acionar o disparo de filmagem num instante. A câmara apresenta também botões dedicados para ISO, equilíbrio de brancos, qualidade de imagem e bracketing.

Diversas ferramentas criativas e práticas na câmara tais como efeitos de filtro e HDR ajudam-no a tirar o máximo partido de cada oportunidade de disparo e permitem o aperfeiçoamento das imagens com facilidade.

Fotografia temporizada: a função Intervalos de disparo permite que o obturador seja acionado em intervalos predefinidos. A Fotografia temporizada guarda as imagens como ficheiros de vídeo que permitem que a ação lenta seja visualizada em reprodução rápida, com velocidades de reprodução de 24 a 36.000 vezes mais rápidas que o normal.

HDR (gama dinâmica elevada) capta uma imagem em exposição excessiva e uma imagem em exposição insuficiente num único disparo do obturador. O intervalo pode ser alargado em até 3 EV para visuais diferentes, repleto de saturação e gradação tonal, ao passo que a suavidade da extremidade em que as duas exposições se encontram pode ser ajustada para uma aparência mais natural.

D-Lighting ativo: A função D-Lighting ativo da Nikon retém automaticamente os pormenores tanto em zonas escuras como claras para obter imagens espetaculares com um contraste natural ao fotografar em condições de alto contraste.

Definir Picture Control: personalize o visual das suas imagens fixas e vídeos através de parâmetros de sintonização fina como por exemplo nitidez, saturação e matiz. Acedido diretamente através de um botão dedicado.

Modos de cena: 19 modos de cena otimizam as definições, como velocidade do obturador, ISO e abertura para obter sempre resultados superiores. Uma forma ideal para capturar rapidamente fotografias perfeitas.

Menus de edição na câmara: inclui um conjunto de funcionalidades úteis incluindo opções para corrigir o efeito de olhos vermelhos e equilíbrio de cores, bem como D-Lighting, processamento RAW e opções de redimensionamento. Os efeitos de filtro incluem Clarabóia, Ecrã cruzado, Miniatura, Contorno de cor, Desenho a cores e Cor seletiva. As opções de Retoque rápido incluem Controlo de distorção, Correção da perspetiva, Endireitar e Olho de peixe. Existe também uma funcionalidade de Editar filmagem que permite a designação do ponto inicial e final dos vídeos de modo a que possam ser guardados de forma mais eficiente.

Unidade de alimentação múltipla MB-D14 (opcional): funciona com uma variedade de pilhas incluindo pilhas AA de vários tipos e a bateria de iões de lítio recarregável EN-EL15 da Nikon (ver especificações). A MB-D14 tem o seu próprio botão de disparo do obturador dedicado e discos de controlo para um enquadramento mais confortável ao fotografar com a câmara numa orientação vertical.

Sistema de iluminação criativa (Creative Lighting System): compatível com o Sistema de iluminação criativa (Creative Lighting System) da Nikon, a Nikon D600 suporta a utilização de poderosas e versáteis unidades de flash Speedlight iTTL tais como a profissional SB-910 ou a SB-700 de fácil utilização.

Adaptador móvel WU-1b (opcional): o adaptador móvel sem fios da Nikon permite que as imagens sejam transferidas diretamente para qualquer smartphone ou tablet, e permite que a câmara seja controlada remotamente através do dispositivo inteligente. Uma ótima forma de partilhar facilmente imagens de alta qualidade, pré-visualizar fotografias num ecrã maior ou fazer experiências com autorretratos de imagem completa.

Capture NX 2 (opcional). Processamento de imagem rápido, poderoso e criativo: para possibilitar o poder de imagem dos 24,3 megapíxeis efetivos da D600, o Capture NX 2 mais recente é mais rápido do que antes e totalmente compatível com a versão de 64 bits.

Camera Control Pro (opcional). Controlos de câmara remotos versáteis: o software disponibiliza inúmeras melhorias para tornar a operação de visualização em direto da Nikon D600 excecionalmente suave. Para além de controlar o modo de exposição, a velocidade do obturador e a abertura, os controlos criativos incluem o início e fim remoto para realização de filmagem e comutação entre visualização em direto para imagens fixas e vídeos.

ViewNX 2 (incluído). Procure, edite, partilhe e muito mais: este conjunto de software "tudo em um" implementa uma interface fácil de utilizar e um conjunto de funções de edição, incluindo edição básica de ficheiros RAW e de D-Movies. Integra de forma dinâmica o my Picturetown, o serviço de partilha e armazenamento de fotografias da Nikon.