29-01-2013

AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR e teleconversor dedicado

A Nikon lança hoje uma nova superteleobjetiva de distância focal única com teleconversor dedicado. A objetiva AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR com o teleconversor AF-S TELECONVERTER TC800-1.25E ED utiliza componentes topo de gama e tecnologias avançadas para um peso mais reduzido, um manuseamento melhorado e uma qualidade de imagem otimizada. É a primeira objetiva NIKKOR a utilizar tecnologias e materiais sofisticados, como controlo com diafragma eletromagnético e elementos da objetiva de fluoreto, juntamente com funcionalidades já comprovadas, como Redução da vibração e Revestimento de nanocristais.

Com a maior distância focal da gama NIKKOR, esta objetiva de grande qualidade é uma opção ideal para fotógrafos profissionais de desporto e da imprensa. Quando aproximar-se do motivo não é uma opção, a AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR proporciona o alcance extra que traz o motivo para mais perto da câmara.

“Desenvolvemos esta objetiva tendo em mente as necessidades dos fotógrafos profissionais mais exigentes”, diz Zurab Kiknadze, Gestor de Produto, Objetivas, Acessórios e Software, Nikon Europe. “Não só reduzimos o peso da superteleobjetiva tipicamente pesada e equipámos a objetiva com imensas novas tecnologias NIKKOR, como também fomos mais longe, concebendo um teleconversor otimizado de forma personalizada para aumentar a distância focal da objetiva e garantir que ocupa legitimamente a função principal na nossa gama de superteleobjetivas.”

A Nikon anunciou o desenvolvimento da AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR no verão de 2012. Os protótipos da objetiva foram apresentados na Photokina em Colónia e testados em grandes eventos desportivos, onde receberam reações bastante positivas.

Para uma objetiva que proporciona um alcance tão extremo, a AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR é surpreendentemente leve e bem equilibrada. Isto foi conseguido no fabrico do corpo com uma liga de magnésio leve e robusta, e na criação de uma construção ótica melhorada que inclui dois elementos de fluoreto.

O sistema ótico contém um total de 20 elementos em 13 grupos, incluindo dois elementos de fluoreto e dois elementos ED. Utilizar fluoreto para os dois elementos frontais torna a parte da frente da objetiva mais leve e transfere o seu centro de gravidade para a parte de trás, assegurando um manuseamento confortável e um funcionamento estável. Os elementos de fluoreto proporcionam também um desempenho ótico superior, alcançando elevadas taxas de transmissão com uma aberração cromática mínima e propriedades de dispersão muito mais baixas do que o vidro super ED. O Revestimento de nanocristais antirreflexo da Nikon é utilizado para assegurar imagens nítidas com reflexo e efeito fantasma mínimos.

A objetiva inclui também um vidro de proteção menisco curvo e é fornecida com um filtro NC de 52 mm. Está também disponível um prático suporte de filtro de encaixar de 52 mm localizado na parte de trás da objetiva.

O diafragma eletromagnético obtém com segurança um controlo extremamente preciso da abertura com uma incidência de erros extremamente baixa. Este mecanismo preciso fornece também uma estabilidade melhorada no controlo da exposição automática durante o disparo contínuo e uma exatidão otimizada, especialmente quando a objetiva é utilizada com o respetivo teleconversor, exigindo uma ligação de abertura dupla.

Para melhorar a estabilidade, o mecanismo de VR (Redução da vibração) proporciona compensação equivalente a uma velocidade do obturador de aproximadamente quatro stops mais rápida. Os modos de VR normal e ativo proporcionam um disparo estável para diferentes valores e taxas de movimento da câmara, enquanto a deteção automática do tripé reduz a vibração do disparo do obturador quando a câmara está montada num tripé. A AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR tem também um pé para tripé integrado para um melhor equilíbrio quando montada num tripé.

A objetiva inclui SWM (Motor silencioso) para uma focagem rápida e precisa. São utilizados três modos de focagem: A/M (focagem automática com opção manual, modo de prioridade AF), M/A (mudança de focagem automática para funcionamento manual em qualquer modo de AF, instantaneamente) e M (manual).

Todas as AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR são fornecidas com um AF-S TELECONVERTER TC800-1.25E ED: o primeiro teleconversor a utilizar um elemento de vidro ED para corrigir a aberração cromática, um problema a que as objetivas de distância focal longa estão bastante sujeitas.

Desenvolvido exclusivamente para ser utilizado com a AF-S NIKKOR 800mm f/5.6E FL ED VR (não é vendido separadamente), cada teleconversor é adaptado à objetiva individual para manter o seu desempenho ótico superior, ao mesmo tempo que aumenta a distância focal da objetiva para 1000 mm.

A objetiva e o respetivo teleconversor dedicado são fornecidos numa bolsa de transporte rígida (CT-801) para um transporte prático e seguro.

- Distância focal: 800 mm
- Abertura máx.: f/5.6
- Abertura mín.: f/32
- Construção da objetiva: 20 elementos em 13 grupos (mais um vidro de proteção)
- N.º de lâminas do diafragma: 9 (circulares)
- Distância de focagem mínima: 5,9 m no modo AF; 5,8 m no modo MF
- Tamanho do filtro: 52 mm
- Diâmetro x comprimento: Aproximadamente 160 x 461 mm
- Peso: Aproximadamente 4590 g ou 4725 g com o teleconversor montado
- Observações: Teleconversor AF-S TELECONVERTER TC800-1.25E ED dedicado incluído