2012-06-14

Produção total de objetivas NIKKOR atinge os setenta milhões

Amesterdão, Holanda, 14 de junho de 2012 A Nikon anunciou hoje que a produção total de objetivas NIKKOR para câmaras de objetiva intermutável atingiu os setenta milhões no início de junho de 2012. O número aumentou cinco milhões desde que a produção atingiu os sessenta e cinco milhões em outubro de 2011. Para além disso, a produção total de objetivas AF-S equipadas com o motor silencioso (SWM), o motor de focagem automática desenvolvido pela Nikon, atingiu os 30 milhões.

Desde 2011 e do marco dos 65 milhões, a Nikon continuou a desenvolver ativamente novos produtos sob a marca NIKKOR e já lançou quatro objetivas 1 NIKKOR com uma conceção simples em diversas cores para as câmaras compactas e leves do sistema Nikon 1 J1 e Nikon 1 V1 AC-IL - os dois primeiros modelos da série Nikon 1. Para além disso, a Nikon lançou novas objetivas NIKKOR compatíveis com o formato FX que maximizam o potencial de câmaras de elevado desempenho tais como a D4, novo modelo de referência de câmara D-SLR, e as câmaras D-SLR D800 e D800E com 36,3 milhões de pixéis.

O motor silencioso, ou SWM, é um motor de focagem automática ultrassónico desenvolvido pela Nikon. O SWM da Nikon converte "ondas progressivas" em energia rotacional para focar a ótica. Isto permite uma focagem automática extremamente suave, silenciosa e confortável. Entre as primeiras objetivas para as quais a Nikon adotou o SWM, encontra-se a Ai AF-S NIKKOR 300mm f/2.8D IF-ED, lançada em 1996. Desde então, o SWM foi incorporado num total de 60* objetivas diferentes de todos os tipos, desde objetivas de ultra grande angular até super-teleobjetivas de formato FX e DX, objetivas com zoom, e até micro-objetivas. Foi adotado para mais de 90% das objetivas NIKKOR atualmente fabricadas.


*O número total de objetivas NIKKOR equipadas com SWM atualmente disponíveis (em 14 de junho de 2012).

Como nome da marca das objetivas da Nikon, a NIKKOR tornou-se sinónimo de objetivas SLR de elevado desempenho e alta qualidade. O nome NIKKOR obtém-se acrescentando um "R", prática comum na nomeação de objetivas fotográficas na altura em que o nome foi criado, a "Nikko", a abreviatura romanizada de Nippon Kogaku K.K. Em 1933, a objetiva de grande formato para fotografia aérea foi lançada com o nome Aero-NIKKOR.

A NIKKOR esteve sempre à frente do seu tempo. A objetiva olho de peixe OP Fisheye-NIKKOR 10mm f/5.6 com projeção ortográfica para câmaras SLR, lançada em 1968, foi a primeira objetiva do mundo a incorporar elementos de objetivas asféricas. Para além disso, as objetivas NIKKOR para as mais recentes câmaras SLR utilizam várias tecnologias de vanguarda da própria Nikon, incluindo o revestimento de nanocristais, que elimina praticamente todos os reflexos internos de elementos da objetiva com uma vasta gama de comprimentos de onda.

A linha atual de objetivas NIKKOR para câmaras de sistema Nikon 1 e SLR da Nikon oferece uma ampla variedade de objetivas, incluindo objetivas olho de peixe, objetivas de grande angular a super-teleobjetivas, micro-objetivas e objetivas com controlo de perspetiva (PC-E).