SOU Nadia Meli, fotógrafa de casamentos

Nascida em Itália, criada na Alemanha, Nadia vive atualmente em Brighton, na Inglaterra. Começou a sua atividade de fotógrafa de casamentos há oito anos e, atualmente, fotografa casamentos por todo o mundo, nomeadamente em Itália, para onde viaja todos os verões com o intuito de captar a beleza e magia dos casamentos italianos. O seu objetivo de vida é fazer com que as pessoas se sintam amadas e integradas. Para tal, Nadia utiliza a beleza, pois acredita que é a materialização do amor.

O seu estilo é muito orientado pela sua visão e objetivo: uma sensação de integração. As suas maiores paixões são as pessoas, as vidas delas, as histórias delas, e ver como ganham vida. Por isso, começou a dar workshops e cursos online com o intuito de desenvolver uma visão para os fotógrafos, não apenas um estilo de edição.
Nadia Meli

Perguntas e Respostas

Como se iniciou na fotografia de casamentos?
Tive a minha primeira câmara aos 19 anos, quando me mudei para Londres e comecei a experimentá-la pela cidade. Apaixonei-me por ela e pela fotografia ao mesmo tempo. Nos quatro anos seguintes, fotografei apenas por divertimento, só para mim. Quando terminei a licenciatura de Teologia na universidade, apercebi-me de que não existia nada que me dava tanta alegria como a fotografia e era só isso que queria fazer. Assim, iniciei a minha atividade e o único plano que tinha em mente era fotografar o máximo que pudesse. Fotografei o casamento de uma amiga em março de 2010 e, desde então, nunca mais olhei para trás. Também gosto de dar workshops para fotógrafos e concentro-me bastante em ajudá-los a encontrarem um estilo e uma visão própria.

Por isso, criei o The Signature Style System, um curso online para fotógrafos que pretendem encontrar o seu próprio estilo e voz neste ramo.

Qual é a tradição de casamento que mais gosta de fotografar?
São tantas, que é difícil escolher apenas uma. Uma das minhas favoritas é quando os recém-casados descem do altar sob uma chuva de confetes. Permite sempre uma fotografia fantástica! Porém, os discursos são também um dos meus favoritos. Gosto da emoção que transmitem!

Qual é o maior desafio ao fotografar um casamento?
Temos de ser rápidos e estar em todo o lado ao mesmo tempo. A maior parte dos momentos nos casamentos são ímpares e não voltam a acontecer, por isso é necessária uma precisão perfeita e uma concentração constante, o que pode ser bastante stressante. Geralmente, só reparo na tensão que senti quando tudo termina!