COMPREENDER A HORA AZUL
Trata-se do momento em que o céu possui uma tonalidade com predominância de azuis profundos, e em que a luz é suficientemente suave para realçar ao máximo as áreas escuras da cena sem a necessidade de uma fonte de luz adicional. Tal deve-se à "dispersão de Rayleigh", que é a dispersão da luz por partículas de tamanho inferior ao comprimento de onda da luz visível. É o mesmo processo que faz com que o céu seja azul.
Quando atinge os 6 graus abaixo do horizonte, o sol deixa de iluminar diretamente o terreno, mas continua a iluminar a atmosfera superior. Este efeito é conhecido pelo nome "crepúsculo civil". Durante esse período, a luz vermelha, com um comprimento de onda superior ao da luz azul, atravessa a atmosfera em direção ao espaço, enquanto a luz azul é dispersa e difundida.
De manhã, a hora azul ocorre imediatamente antes da hora dourada no início do crepúsculo civil, ou seja, cerca de 30 minutos antes do nascer do sol. À tarde, ocorre no final do crepúsculo civil, imediatamente após a hora dourada, começando sensivelmente 10 a 15 minutos após o por do sol.