Utilização do Wi-Fi incorporado na sua câmara Nikon

Guia de configuração passo a passo

Alguns modelos DSLR e COOLPIX da Nikon possuem Wi-Fi® incorporado, o que permite transferir facilmente imagens da sua câmara Wi-Fi para um smartphone ou tablet compatível, tornando a sua partilha uma tarefa fácil. Além disso, uma fantástica característica das câmaras Nikon com Wi-Fi é a de que não é necessário estar perto de um hotspot Wi-Fi. A câmara e o seu dispositivo inteligente criam a ligação.

Embora o seu smartphone tenha provavelmente a possibilidade de tirar fotografias, as da sua câmara digital Nikon serão certamente melhores. Tal deve-se ao facto de as câmaras digitais utilizarem sensores de imagem maiores, bem como poderosos motores de processamento de imagem. O sensor da câmara foi concebido para proporcionar uma maior resolução, uma gama dinâmica mais ampla e a capacidade de tirar fotografias com pouca luz e utilizar ISOs elevados. Tudo isto permite produzir imagens de alta qualidade. Além disso, as câmaras digitais Nikon recorrem às excelentes objetivas NIKKOR, bem como a muitas funcionalidades e acessórios que dão mais criatividade às suas fotografias.

As imagens podem ser transferidas para um dispositivo inteligente com a aplicação Wireless Mobile Utility (WMU) da Nikon instalada. Esta aplicação gratuita pode ser encontrada na iTunes Online Store® e na loja Google Play™ para dispositivos Android™.

A sua câmara de alta resolução cria ficheiros de grandes dimensões, pelo que é provável que não queira tirar fotografias utilizando a resolução máxima da câmara se estiver a pensar em enviar imagens para um dispositivo inteligente através de Wi-Fi. O motivo é que, quanto maior for o ficheiro, mais demorará a passar da câmara para o dispositivo. Por isso, sugerimos que utilize JPG em vez de NEF. A opção JPG fine/large produzirá também ficheiros maiores do que a opção JPG basic/medium ou small. Se estiver a tirar fotografias que só serão mostradas digitalmente, poderá avançar configurando a câmara para gravar ficheiros mais pequenos.

Se pretender tirar fotografias com as resoluções mais elevadas disponíveis na câmara, configure a aplicação para transferir apenas o tamanho recomendado, ou até uma imagem VGA mais pequena quando gravar a imagem de alta resolução no cartão de memória. É possível aceder a estas opções através do menu de definições da aplicação.

Controlo remoto

O seu dispositivo inteligente pode ser utilizado como controlo remoto para tirar fotografias, permitindo-lhe entrar na imagem juntamente com os outros motivos, ou até colocar a câmara num local para capturar imagens de vida selvagem e acionar o obturador longe do animal. O que é realmente divertido é que o que vê no seu dispositivo inteligente é a mesma imagem que a câmara vê, permitindo-lhe disparar precisamente no momento certo. (Consulte o manual do utilizador da sua câmara para confirmar se esta opção está disponível.)

É fácil partilhar imagens fixas com amigos e família utilizando a sua câmara digital Nikon com Wi-Fi incorporado. As DSLRs da Nikon permitem também a partilha de vídeo.

Utilização do Wi-Fi incorporado de uma câmara compatível

Para utilizar a opção Wi-Fi em câmaras Nikon que a possuam, transfira a aplicação gratuita "Wireless Mobile Utility".

Será necessário ter um cartão de memória inserido na câmara para obter o pleno acesso aos menus do Wi-Fi.

Utilização com dispositivos Android™

Se utilizar um dispositivo Android™, transfira a aplicação na loja Google Play™ e instale-a no dispositivo.

Utilização com dispositivos Apple™

Se utilizar um dispositivo iOS, transfira a aplicação na iTunes Online Store®.

Existem três diferentes formas através das quais um utilizador Android pode ligar a sua câmara compatível; os utilizadores iOS dispõem apenas de uma forma de o fazer.  As instruções que se seguem são aplicáveis tanto a utilizadores Android™ como iOS: ligação selecionando a REDE WI-FI ou o SSID da câmara no dispositivo inteligente. Esta forma é a mais rápida e mais fácil, pois trata-se de uma ligação sem encriptação.

Os utilizadores Android™ podem também optar por estabelecer a ligação com o Botão WPS (Wi-Fi Protected Setup) se o dispositivo inteligente for compatível com essa opção ou com o WPS com introdução de PIN. Para obter instruções passo a passo para configurar esses tipos de ligações, consulte o Manual do Utilizador da sua câmara.

A câmara é agora acessível a partir da aplicação. Selecionando a opção "Take Pictures Remotely" (Tirar Fotografias Remotamente) na aplicação, a visualização em direto inicia-se automaticamente, permitindo agora ver no dispositivo inteligente o que a câmara vê.

Ligação da câmara compatível ao dispositivo inteligente

1. Ative o Wi-Fi incorporado na câmara. Os modelos mais recentes possuem um botão Wi-Fi externo (com alguns modelos mais antigos, selecione Wi-Fi no menu de configuração).

2. Vá às definições do Wi-Fi do dispositivo inteligente e selecione a câmara na lista de redes por ele mostrada. O nome começa por Nikon, seguido de uma cadeia de letras e números. Em dispositivos Android, após o primeiro estabelecimento desta ligação à rede, o dispositivo inteligente ligar-se-á automaticamente quando o Wi-Fi da câmara for ativado. Os utilizadores iOS terão de efetuar este passo cada vez que pretendam utilizar a funcionalidade sem fios da câmara Nikon com o smartphone.

3. Inicie a aplicação Wireless Mobile Utility no dispositivo inteligente.

Ligação de um dispositivo Android™ compatível a uma câmara Nikon compatível com NFC

Se utilizar um smartphone Android na versão 4.0 ou superior e uma câmara compatível com NFC, poderá também utilizar a função NFC (Near Field Communication) para ligar a sua câmara Nikon ao smartphone e abrir a aplicação.

Para o efeito, basta colocar a marca N da câmara perto do smartphone Android e os dois dispositivos estabelecerão a ligação, iniciando a aplicação Wireless Mobile Utility. Poderá agora ver ou tirar fotografias.