Conseguir o efeito bokeh nas suas imagens
Para conseguir o efeito bokeh numa imagem, é necessário utilizar uma objetiva rápida: quanto mais rápida, melhor. Deverá utilizar uma objetiva com, pelo menos, uma abertura de f/2.8. O ideal seria utilizar aberturas mais rápidas de f/2, f/1.8 ou f/1.4. Muitos fotógrafos gostam de utilizar objetivas de distância focal fixa rápidas quando tiram fotografias nas quais pretendem que o efeito bokeh seja visível.
Terá de disparar com a objetiva bem aberta, pelo que será melhor utilizar os modos de disparo Prioridade à abertura ou Manual. O modo Manual permite-lhe escolher tanto a abertura como a velocidade do obturador. O modo Prioridade à abertura permite-lhe escolher o f/stop (abertura), enquanto a câmara seleciona a velocidade do obturador adequada para a exposição. Também poderia utilizar o modo Programa flexível, que permite escolher a combinação de velocidade do obturador e abertura mais ampla possível.
Não se preocupe caso não tenha uma objetiva muito rápida. Ao aumentar a distância entre o fundo e o motivo, poderá ver o efeito bokeh nas imagens capturadas com aberturas mais pequenas.
Para aumentar a probabilidade de obter um efeito bokeh visível nas suas fotografias, aumente a distância entre o motivo e o fundo. Para conseguir isto, diminua a distância entre a câmara e o motivo. Quanto mais reduzida for a profundidade de campo, ou quanto mais distante estiver o fundo, mais desfocada ficará a imagem. As marcações que incidem sobre o fundo também apresentarão um efeito bokeh mais visível. Se estiver a utilizar uma luz de fundo, uma luz lateral ou uma luz sobre o cabelo, o efeito bokeh poderá ser mais agradável à vista.
Os retratos são excelentes para experimentar o efeito bokeh. Em particular, os retratos em primeiro plano mostram de modo excelente o efeito bokeh. As imagens em primeiro plano e macro de flores e de outros objetos da natureza também são motivos populares para mostrar o efeito bokeh. E, um grupo de luzes de festa ou outros objetos muito refletivos, fotografados de modo desfocado de propósito, convertem-se em esferas difusas de luz brilhante.
O efeito bokeh pode acrescentar suavidade a uma fotografia que, de outro modo, ficaria iluminada com demasiada intensidade. A utilização desta técnica para separar o motivo do fundo também pode permitir-lhe utilizar um pano de fundo que não seja tão fotogénico. Devido ao efeito tremido difuso, ajuda a destacar o motivo em vez de diminuir o seu valor.
Artigo e imagens cedidos por Jody Dole, Kristina Kurtzke, Lindsay Silverman e Paul Van Allen