Prémio Environmental Photographer of the Year

Nikon, WaterBear e CIWEM lançaram-se à procura do Environmental Photographer of the Year 2021. Agora no seu 14.º ano, este concurso anual oferece uma plataforma internacional para sensibilizar as populações para os problemas ambientais que colocam em risco o nosso planeta. O prémio celebra a capacidade do ser humano em sobreviver e inovar e revela imagens que suscitam reflexão de modo a chamar a atenção para o nosso impacto.

A participação no concurso é gratuita e aberta a todas as idades. Os fotógrafos profissionais e amadores estão convidados a enviar a sua fotografia ambiental mais provocante, emocionante e cativante. Os participantes podem ganhar recompensas financeiras e prémios em 8 categorias, bem como o grande prémio Environmental Photographer of the Year 2021.

Categorias do concurso

O concurso Environmental Photographer of the Year apoia a campanha de sensibilização sobre a urgência de agir levada a cabo pelas Nações Unidas no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e reconhece a estreita e complexa ligação entre as ações de desenvolvimento, de luta contra a pobreza, em proveito da igualdade, da segurança e do clima e o esforço sem precedentes de todos os setores da sociedade, necessários para encontrar uma solução para os atuais problemas.

Environmental Photographer of the Year

O grande prémio será atribuído a uma única imagem que promova a compreensão das pessoas para as causas e os efeitos das alterações climáticas e da desigualdade social, que destaque soluções para as emergências climáticas e ecológicas e que nos inspire a viver de forma sustentável.

O fotógrafo vencedor receberá:

  • Prémio em dinheiro vivo no valor de 10.000 £ e um certificado de vencedor
  • Publicação de um artigo e de uma entrevista na revista The Environment da CIWEM
  • Perfil na plataforma WaterBear
  • Artigo no Website da Nikon Europe
  • E muito mais

Young Environmental Photographer of the Year

Em parceria com a Nikon, este prémio recompensa a melhor fotografia ambiental tirada por um jovem fotógrafo com 21 anos de idade ou menos.

O fotógrafo vencedor receberá:

  • Uma câmara Nikon Z e 3 objetivas Nikon
  • Perfil na plataforma WaterBear
  • Artigo no Website da Nikon Europe
  • Uma entrevista na revista The Environment da CIWEM
  • E muito mais
São atribuídos outros prémios e oportunidades de publicação nas seguintes categorias:

Prémio da Resilient Foundation (Resilient Award)

Apoiada pela Resilient Foundation, esta categoria mostra o impacto do storytelling através da fotografia. Este prémio recompensa uma imagem que incorpora uma história cativante que sensibiliza, dá esperança e incita a agir.

A Resilient Foundation nasceu em resposta à inércia da humanidade face às rápidas alterações climáticas. A fundação apoia-se no poder das palavras para encorajar as populações a encontrar soluções para os problemas mais graves da nossa época.

Prémio Ambientes do futuro (Environments of the Future)

Este prémio concentra-se nas alterações ambientais devidas ao impacto da humanidade e fornece um vislumbre do nosso futuro. As fotografias ilustram a resiliência das populações e dos ambientes fazendo face à adversidade e superando os desafios da destruição do ambiente, da segurança energética e da preservação dos nossos recursos naturais.

Prémio Cidades Sustentáveis (Sustainable Cities)

Esta categoria chama a atenção para os nossos ambientes urbanos e para as comunidades e animais que aí vivem, ilustrando as cidades, os meios de transporte e uma gestão dos resíduos inteligentes e resilientes, bem como as ligações entre a natureza, a sociedade e as infraestruturas. As fotografias incluirão soluções ambientais na área da engenharia, do design, dos materiais e das estruturas.

Prémio Ação Climática (Climate action)

Este prémio explora o desenvolvimento sustentável ambiental e económico, e ilustra a ligação entre a humanidade e a natureza, bem como as nossas ações para preservar o ambiente. As fotografias destacam o valor natural e social do ambiente, a energia limpa acessível, e as abordagens inovadoras para se adaptar às alterações climáticas e limitar os seus efeitos.

Prémio Água e Segurança (Water and Security)

Analisando as relações complexas entre o acesso à água potável e às instalações sanitárias, a igualdade entre os géneros e a segurança, esta categoria explora a nossa procura cada vez mais forte pela água e o papel da igualdade em todos os aspetos da gestão deste recurso, da sua escassez até às inundações.

Prémio Escolha do Público (People's Choice)

O público pode votar para eleger a melhor fotografia ambiental do ano 2021. A votação é feita online e o prémio do público será atribuído ao autor da fotografia que tiver acumulado mais votos. O vencedor juntar-se-á aos fotógrafos premiados pelo júri 2021 e o seu trabalho poderá ser visto na exposição Environmental Photographer of the Year 2021.

Envie a sua melhor fotografia para se habilitar a ganhar! Para obter mais informações e saber como participar no concurso Environmental Photographer of the Year, visite a página oficial.